30.8 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Segmentos escolhem hoje conselheiros

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Secretário municipal de Esportes, Cultura e Lazer, Alencar Libano de Paula: novo Conselho terá papel de suma importância em Rondonópolis

Diversos segmentos culturais vão escolher nesta quarta-feira (31/10) os sete conselheiros que vão representar a sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural, visando à adesão do município de Rondonópolis no Sistema Nacional de Cultura, que abrirá portas para o recebimento de recursos nacionais para a área cultural, independente do orçamento municipal. As eleições ocorrerão das 7h30 às 17h na Biblioteca Municipal Rachid Mamed, na Avenida Cuiabá, no Centro.
Ao todo, o Conselho Municipal de Políticas Culturais será formado por 14 membros, sendo sete representantes do poder público e sete representantes da sociedade civil. Os segmentos culturais que vão eleger seus representantes hoje são do Artesanato; Artes visuais; Patrimônio histórico e cultural; Música; Livro, leitura e literatura; Manifestações étnicas e culturais; e Artes cênicas. Cada segmento vai eleger o seu representante. Além do titular, será eleito um suplente por segmento.
Conforme o secretário municipal de Esportes, Cultura e Lazer, Alencar Libano de Paula, o Conselho Municipal de Política Cultural terá papel de suma importância dentro do novo contexto que Rondonópolis está preparando para entrar. Com a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, ele atesta que o novo Conselho vai analisar quais os melhores projetos para receber os recursos federais, acabando com o tradicional assistencialismo dentro da Secretaria.
De acordo com o termo de adesão, Alencar Libano externa que Rondonópolis tem até 31 de dezembro deste ano para realizar os trâmites necessários ao Sistema Nacional de Cultura. Nesse processo está incluída a criação do Conselho Municipal de Política Cultural, do Plano Municipal de Cultura, da Lei do Sistema Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura, para o recebimento dos recursos.
Vão poder votar hoje todos os agentes culturais previamente inscritos junto ao Departamento de Cultura. A eleição está prevista para ocorrer em quatro horários. Em alguns segmentos a disputa promete ser acirrada. Às 7h30, vai ocorrer a votação dos segmentos de Artesanato e Artes visuais (salas separadas). Às 9h30, a votação para os segmentos de Patrimônio histórico e cultural e Música (salas separadas). Às 13h30, a votação para os segmentos de Livro, leitura e literatura e Manifestações étnicas e culturais (salas separadas). Às 15h30, encerra a votação com os segmentos de Artes cênicas.
Posteriormente, o prefeito vai nomear os representantes do poder público através de decreto e, em seguida, será eleito o presidente do novo Conselho.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi eleito nesta quinta-feira (16) para a vaga de ministro...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img