28.1 C
Rondonópolis
 
 

Mato Grosso lança pesquisa para traçar perfil da Enfermagem

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Entidades parceiras ligadas à Enfermagem mato-grossense lançarão oficialmente, na próxima segunda-feira (10), a Pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil” no Estado. O evento é aberto, especialmente para profissionais de enfermagem, e ocorrerá a partir das 8h30, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios, em Cuiabá
A pesquisa que está sendo lançada agora já está em andamento em todo país, inclusive em Mato Grosso. Trata-se de um levantamento que busca conhecer a situação atual da enfermagem no contexto socioeconômico e político brasileiro. Entender a realidade da enfermagem também permite traçar caminhos para a saúde do país, já que a profissão está presente em todas as áreas de atuação e os profissionais representam 55% dos trabalhadores em saúde.
No Brasil, aproximadamente 40 mil profissionais foram selecionados para responder o questionário e, no Estado, 1.236 participarão do inquérito. Essa amostragem representará os cerca de 2 milhões de trabalhadores de enfermagem do país e os mais de 19 mil inscritos no Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso.
A Pesquisa ‘Perfil da Enfermagem no Brasil’ é fruto da parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Sistema COFEN/Conselhos Regionais; Associação Brasileira de Enfermagem e Seções; Federação Nacional dos Enfermeiros e sindicatos locais; Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). São apoiadores da pesquisa a Rede ObservaRH, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten) e o Fórum dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.
O LANÇAMENTO DA PESQUISA
A pesquisa será solenemente lançada com alguns objetivos: despertar na comunidade de enfermagem a importância de participar de tal processo, explicar sobre a pesquisa e os resultados esperados e colher respostas de profissionais de enfermagem presentes, como cadastro reserva da amostragem sorteada.
CONDUÇÃO DA PESQUISA
A pesquisa será feita por amostragem, sendo que, em Mato Grosso, 618 enfermeiros e 618 auxiliares e técnicos de enfermagem, das diversas cidades mato-grossenses, estão recebendo em casa um questionário que identificará, dentre outros aspectos a formação profissional, origem socioeconômica, atualização técnico-científica, qualidade e condições de trabalho, remuneração, expectativas acerca da profissão, multiplicidade de vínculos e participação sociopolítica.
A Fiocruz enviou os questionários para a residência dos profissionais selecionados por sorteio, com base no banco de dados fornecido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Os sorteados foram divididos por categoria, faixa etária, sexo e região.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img