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Novos modelos e linhas seguem novas normas

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Com novas exigências ambientais, lançamentos são o que não faltarão no mercado. A Fenatran, nesse contexto, antecipou as novidades que vão estar nas estradas do Brasil a partir de janeiro de 2012. Uma das tendências, por exemplo, é a solidificação da oferta de motores bicombustíveis para caminhões. Nesse caso, observa-se que os veículos ainda terão dois tanques de combustível, um para diesel e outro para etanol. Há, inclusive, montadoras que anunciam caminhão 100% etanol produzido no Brasil. Fabricantes de implementos rodoviários, como pneus, por sua vez, apostam em produtos produzidos com menos derivados de petróleo em sua composição e normas ambientalmente corretas.
Apontada como uma das principais feiras de transporte do mundo, a Fenatran recebeu os principais lançamentos das montadoras de veículos comerciais leves e pesados com atuação no Brasil. A Mercedes Benz, maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, anunciou em 2010 investimento de R$ 1,5 bilhão no Brasil, para ampliação da capacidade de produção, uma nova fábrica em Juiz de Fora (MG) e investimento em novas tecnologias. A linha 2012 da marca apresentou uma renovação completa e simultânea no portfólio de caminhões, ônibus e sprinter. A empresa traz a tecnologia BlueTec 5 para caminhões e ônibus, prometendo motores mais potentes, menos poluentes e redução do consumo de combustível em até 6%, em conformidade com o Proconve P7.
A MAN Latin America, proprietária da Volkswagen Caminhões e líder brasileira em vendas, anunciou investimento de R$ 1 bilhão entre 2012 e 2016 no Brasil. Concentrando a produção em Resende (RJ), ela aposta na nova geração de veículos, com novas motorizações e tecnologias sustentáveis, atendendo ao Proconve P7. Um dos conceitos criados pela empresa é o AdvanTech, paras as novas linhas Constellation, Worker e Delivery, aliando modernização e tecnologias sustentáveis. Com as novas normas, a montadora optou pela adoção das duas tecnologias em seus motores de caminhões: sendo parte SCR e outra parte EGR. Também trará ao mercado um caminhão movido a diesel e etanol, sendo até 55% de uso de etanol, e um caminhão híbrido, com tecnologia diesel/hidráulica.
A Ford também se prepara com força para a área de caminhões. Na Fenatran, a montadora apresenta a linha Novo Cargo Euro 5, atendendo às normas do Euro 5 (Proconve P7). São 12 modelos com capacidade de carga de 08 a 63 toneladas, com motores mais potentes, econômicos e limpos, com a tecnologia SRC. Entre 2011 e 2015, a Ford investirá R$ 455 milhões no Brasil, com a promessa de lançar futuramente um novo caminhão extrapesado. “O Euro 5 vem demonstrar esse nosso compromisso e capacidade técnica no setor de caminhões”, ressaltou o presidente da Ford para o Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira.
A Iveco é outra empresa que traz ao mercado a sua nova geração de caminhões, denominada de Ecoline, com anúncio de motores mais potentes, econômicos e ecológicos, com tecnologias EGR e SCR. “Vamos renovar agora tudo de novo”, revelou o presidente da Iveco Latin America, Marco Piquini, ratificando a renovação completa da linha de caminhões entre 2012 e 2014. Além de atender às novas exigências, com menos emissão de poluentes e menos consumo de diesel, a empresa afirma que investiu no conforto aos motoristas.
A Agrale anunciou a sua nova linha de caminhões equipados com motores Euro 5 Cummins e MWM (sistema SCR), proporcionando redução da emissão de poluentes, mais potência e economia. As novas cabines apresentam visual repaginado. A linha estreante oferece cinco novas opções de modelos, com peso bruto total entre 6,5 mil e 22 mil quilos. Além disso, apresentou a nova linha Agrale Marruá 2012, desenvolvida para operar em condições mais extremas e também motorização Euro 5. A Agrale é uma empresa 100% nacional e procura atender nichos de mercado, especificamente na área de chassis leves.
A Fenatran também reserva espaço para os comerciais leves, mais voltados para espaços urbanos. Após o sucesso do caminhão HR, a Hyundai-Caoa aposta em uma nova opção no segmento de veículos comerciais. Trata-se do caminhão leve HD78, produzido em Anápolis (GO), que atua no segmento de 7.800 quilos. Inclusive, a concessionária Hyundai de Rondonópolis também disponibiliza a venda de comerciais leves. A intenção da montadora é ampliar a participação na área de comerciais leves no Brasil.
MAIS – Diversas outras marcas levaram lançamentos para a Fenatran, em São Paulo. Dentro da premissa de caminhões sustentáveis, a Scania, por exemplo, trabalha para lançar o 1º caminhão movido a 100% etanol no Brasil. Empresas como Volvo e Scania, entre outras, também fizeram investimentos pesados para adequação de seus motores e introdução de novas tecnologias.

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