34.8 C
Rondonópolis
, 10 maio 2024
 
 

MP ajuíza Ação Civil Pública contra Estado

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Representantes do Conselho Municipal do Idoso e da Mulher encontraram ontem, no Hospital Regional de Rondonópolis, pelo menos 42 pacientes que estão internados aguardando cirurgias ortopédicas, entre elas vários idosos. O presidente do Conselho do Idoso, Lindomar Lemes dos Santos, o “Panta”, repassou que conversou com alguns pacientes recém acidentados que ainda aguardavam a presença de um médico ortopedista para prescrever um simples medicamento para cessar a dor, já que uma cirurgia, no momento, está fora de questão por falta de profissionais disponíveis. O caso foi levado ao conhecimento do Promotor de Justiça e Cidadania, Ari Madeira, que acionou o Estado na Justiça por meio de uma Ação Civil Pública.
“Chega a ser desumano ver as pessoas naquela situação. E ainda tem o caso de um senhor de 108 anos de idade que sofreu uma fratura numa perna, mas a calcificação da fratura teria ocorrido de forma errada. Agora, para reparar o caso, é preciso quebrar o osso novamente, mas isso é impraticável devido a idade do paciente. Sem contar que a família não iria permitir”, relata.
Panta afirmou ter conversado com a direção da unidade hospitalar, que admitiu a situação da falta de profissionais mas, segundo foi informado, compete à Secretaria Estadual de Saúde resolver o problema da contratação de ortopedistas.
Ainda, conforme Lindomar, atualmente apenas três ortopedistas dão plantões no hospital e, inclusive, um estaria entrando com pedido de férias. Porém, a informação era de que o pedido não seria atendido nesse momento.
MINISTÉRIO PÚBLICO
Diante do quadro verificado, os representantes dos Conselhos do Idoso e da Mulher, Lindomar Lemes e Sandra Raquel, respectivamente, se dirigiram ao Ministério Público e fizeram um relato do que encontraram no Hospital Regional.
O promotor de Justiça Ari Madeira, diante da gravidade da situação, entrou ontem mesmo com uma Ação Civil Pública na Justiça para obrigar o Estado a fazer a transferência dos pacientes para serem atendidos em outros hospitais e até em outros municípios.
Ari Madeira, ouvido pela reportagem, antecipou que já teria mantido contato com a direção de dois hospitais locais para avaliar as condições dessas unidades hospitalares atenderem, senão todos, pelo menos uma parte dos pacientes do Hospital Regional que necessitam de intervenções cirúrgicas na área de ortopedia.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Estica a corda: Pátio busca Justiça para não pagar emendas até 30 de junho

Em meio às cobranças dos vereadores sobre o pagamento das emendas impositivas previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA)...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img