16.3 C
Rondonópolis
, 27 maio 2024
 
 

Trabalhadores da indústria do álcool ameaçam cruzar os braços

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Cerca de 400 trabalhadores do transporte da antiga Brenco Companhia Brasileira de Energia Renovável que atualmente é de propriedade ETH Bioenergia S/A, indústria de fabricação de álcool, de Alto Taquari, aprovou indicativo de greve na manhã de ontem, por volta das 9 horas, em assembleia geral realizada na cidade de Alto Taquari pelos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres de Rondonópolis e Região (STTRR). Caso as reivindicações não forem atendidas em cinco dias, contados a partir desta quinta-feira (14), os funcionários prometem cruzar os braços.
Segundo o presidente do STTRR, Luís Gonçalves da Costa, o movimento dos trabalhadores é em razão das várias reclamações da categoria quanto à mudança da empresa de convênio médico, banco de horas sem acordo coletivo, falta de pagamento das horas In-Itineri (pagamento pelo tempo que o trabalhador gasta do caminho de casa à empresa), pagamentos diferenciados pela mesma função e reclamações por faltas computadas com o trabalhador presente na indústria.
“Em assembleia geral, os trabalhadores avaliaram que a única forma de suas reivindicações serem atendidas é com um movimento grevista. O STTRR está negociando com os representantes da empresa desde o ano passado. Porém, quando tiveram que atender as reivindicações, eles entraram com  ação na Justiça do Trabalho, alegando que o STTRR não representa os  trabalhadores do transporte que atuam na empresa e sim o  sindicato rural da região”,  externou Luís Gonçalves.
De acordo com informações do advogado que representa o STTRR, Silvio Marinho do Nascimento, a juíza Samantha da Silva Hassen Borges, da 1ª Vara do Trabalho de Rondonópolis, acatou o pedido da empresa ETH, que alegou que o sindicato rural é quem deve representar a categoria. “Nós vamos apresentar defesa contra essa decisão, sendo que, no estatuto do sindicato no artigo  1º, parágrafo 1º,  o STTRR representa empregados do transporte de empresas dos ramos de atividade econômica como indústria, associações, fundações, comunicação, bancárias, financeiras, de ensino e do setor público na condição de categoria diferenciada”, disse o advogado.
PLANO DE SAÚDE
Conforme o presidente do STTRR, Luís Gonçalves, a ETH S/A trocou a empresa de convênio de saúde dos trabalhadores por outra que oferece consultas com coparticipação 20% mais caro que a anterior. “Além disso, o novo plano não oferece serviços na cidade de Mineiros–GO, local mais próximo para o atendimento aos trabalhadores”, completa o sindicalista.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Com fim de semana de trégua, chuva deve voltar ao RS nesta segunda

A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de chuvas intensas que podem...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img