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Autoridades reforçam necessidade de rodovia alternativa pelo Pantanal

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A ligação rodoviária entre Rondonópolis e Cuiabá, passando pelo Pantanal [veja notícia na página A*8 desta edição], é defendida por diversas autoridades da região sul de Mato Grosso. Além de incentivar o turismo e fomentar a economia, a rodovia passando pelo Pantanal é vista como necessária para resguardar vidas e para permitir mais tranquilidade para quem transita, via rodovia, pelas duas principais economias de Mato Grosso.
O deputado estadual J. Barreto entende que a rodovia passando pelo Pantanal vai ser uma rodovia turística e não deixa de ser mais alternativa de grande importância no trânsito entre Rondonópolis e Cuiabá, assim como o projeto da rodovia alternativa entre as duas cidades, passando por Dom Aquino e Chapada dos Guimarães. Barreto lembrou que Rondonópolis sempre demonstrou essa vontade de criar alternativas à BR-364 e, nesse sentido, sempre foi audaciosa no que queria.
Barreto entende que Rondonópolis não pode perder a oportunidade de sempre estar cobrando alternativas de melhorias rodoviárias e de infra-estrutura, haja vista, conforme ele, que Mato Grosso tende, no mínimo, a duplicar de população em 10 anos. Ele externou à reportagem que vai se esforçar para colocar recursos no orçamento de 2011 nessa estrada, passando pelo Pantanal, que, segundo ele, na verdade, será uma estrada parque que se despontará como uma alternativa ao turismo brasileiro.
O presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, Hélio Pichioni, externou à reportagem ser favorável ao projeto da nova rodovia alternativa. O vereador entende que é mais uma opção para se deslocar para Cuiabá, com a vantagem de não contar com o tráfego pesado de caminhões. Além de ser importante para o turismo, entende que vai ser importante para salvar vidas. Nessa realidade, observou que a sociedade está cansada de ver tantas pessoas morrerem na BR-364. Assim, diz que realmente tem de se trabalhar em prol dessa rodovia alternativa.
O deputado federal Wellington Fagundes fez uma série de esclarecimentos na solenidade de lançamento dessa alternativa rodoviária. Ele argumentou que a rodovia tende a promover o desenvolvimento econômico da região conhecida como Chapadão do Prata, de grande produção agrícola, e ainda fomentará o turismo interno e externo, principalmente com vistas à Copa do Mundo de 2014. O deputado federal lembrou, por exemplo, que a estrada passará pelo distrito de Mimoso, onde nasceu Marechal Rondon, podendo fomentar o turismo histórico interno.
Conforme Wellington Fagundes, a nova rodovia alternativa está muito fácil de concretizar, faltando apenas o trecho entre Fátima de São Lourenço e Mimoso para ser viabilizada. Para sua concretização, ele informou que conseguiu incluir a estrada no Prodetur, que conta com uma linha de mais R$ 300 milhões. Além disso, conseguiu antecipar cerca de R$ 25 milhões a fundo perdido para a conclusão do trecho restante da rodovia alternativa e o começo da duplicação entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
Wellington Fagundes também anunciou à reportagem que já entrou com projeto de lei pedindo a federalização da nova estrada alternativa, passando pelo Pantanal, o que facilitaria o acesso a fontes de recursos federais para a obra. Em relação ao processo de duplicação da BR-364/163, entre Rondonópolis, Cuiabá e o Posto Gil, entende que sua concretização não impede a busca por estradas alternativas. Aliás citou que a licitação de sete lotes para a duplicação deve ser feita neste mês de agosto. Para começo, a Serra de São Vicente também deve estar totalmente duplicada com uso de concreto até o fim do ano.
O parlamentar explicou ainda que o novo traçado da rodovia alternativa vai margear a ferrovia Ferronorte, no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, podendo servir de apoio para futuros terminais de carga.

Outras alternativas para resolver caos na BR-364

Atualmente existe a expectativa de duplicação da BR-364/163, entre Rondonópolis, Cuiabá e Posto Gil, que tende a ser concretizada até a Copa do Mundo de 2014, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Outra alternativa proposta é a estrada passando por Dom Aquino, Campo Verde e Chapada dos Guimarães, que também ligaria Cuiabá e Rondonópolis. Nesse caso, faltaria a implantação e asfaltamento de um trecho de 70 quilômetros. No governo Blairo Maggi, quanto a essa proposta, foi encaminhado para a Secretaria de Infra-Estrutura o pedido de elaboração do projeto técnico do trecho restante, especificamente entre Rondonópolis e Dom Aquino, através da MT-460. Em ambos casos, o Jornal A TRIBUNA esteve encampando essas ideias perante a sociedade, mostrando a necessidade de melhorar o trânsito entre Rondonópolis e Cuiabá.

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1 COMENTÁRIO

  1. Depois de tantas mortes nesta BR 364 ninguem ajudou a duplicação. Agora perto da eleição todos querem duplicar; querem até fazer mais uma BR … É para acabar mesmo; vamos fazer e não só falar. Vocês tiveram alguns 4 anos outros e tem mais de 16 anos na politica e não conseguiram isto: uma duplicação pra Cuiaba. O povo não é bobo mais não…

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