30 C
Rondonópolis
 
 

Entrega de caminhão especial para o aeroporto deve ocorrer em maio

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O anúncio é resultado de audiência que ocorreu no dia 25 de março de 2010, em Brasília (DF), com a presença de Wellington Fagundes, de Silval Barbosa, Carlos Bezerra e o ministro da Defesa, Nelson Jobim
O anúncio é resultado de audiência que ocorreu no dia 25 de março de 2010, em Brasília (DF), com a presença de Wellington Fagundes, de Silval Barbosa, Carlos Bezerra e o ministro da Defesa, Nelson Jobim

O aeroporto municipal “Maestro Marinho Franco”, em Rondonópolis, receberá em maio deste ano um caminhão especial de combate a incêndio, o chamado caminhão tipo AP-2. Com os bombeiros qualificados, a presença do caminhão especial e a existência de um quartel do Corpo de Bombeiros, o aeroporto local terá condições de receber até aviões tipo boeing 737. O anúncio da entrega do caminhão, para o dia 10 de maio, foi feito diretamente pelo Ministério da Defesa ao governador Silval Barbosa.
O anúncio é resultado de audiência que ocorreu no dia 25 de março de 2010, em Brasília (DF), com a presença do deputado federal Wellington Fagundes, o então vice-governador Silval Barbosa (hoje governador do Estado), o deputado federal Carlos Bezerra e o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Nessa audiência, além de enfatizar a importância do caminhão AP-2, Wellington Fagundes e Silval Barbosa também trataram com o ministro sobre a possibilidade de usar o aeroporto de Rondonópolis como alternativa para o aeroporto de Várzea Grande/Cuiabá, para a Copa do Mundo de 2014.
Conforme Wellington Fagundes, o uso do aeroporto local como alternativa em Mato Grosso para a Copa do Mundo resultará em diversas melhorias para o mesmo, entre elas o aumento da pista existente de pouso e decolagem, investimentos em equipamentos de segurança, sistema do controle aeroviário e sinalização. O deputado também adianta que há a sugestão de capacitação do aeroporto para o transporte de cargas. Com isso, ele argumenta que Rondonópolis contaria com um aeroporto moderno, compatível com grandes cidades.
Wellington Fagundes informou ainda para a reportagem que a atual ampliação do terminal de passageiros do aeroporto local, já em andamento, conta com recursos provenientes do Ministério do Turismo, com emendas de sua autoria. Pensando na parte logística, ressaltou ainda que há a possibilidade da construção de uma continuação do anel viário, saindo da região da “Cabeceira do Almoço”, junto à BR-364, passando ao fundo do aeroporto e saindo na BR-163, na região das “Sete Placas”, região do futuro terminal da ferrovia Vicente Vuolo, a “Ferronorte”, em Rondonópolis.
O caminhão AP-2 custa cerca de R$ 1,3 milhão. O governador Silval Barbosa já se comprometeu em criar o quartel do Corpo de Bombeiros no referido aeroporto municipal, requisito necessário para o funcionamento com aviões de grande porte. Vale lembrar que o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) também trabalhou para a viabilização do caminhão especial para o aeroporto local.

Caminhão vai trazer segurança e fomentará economia

O comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), tenente coronel Vanderlei Bonoto Cante, avalia que a chegada do caminhão de combate a incêndio AP-2 vai trazer mais segurança ao aeroporto municipal e também vai ser fundamental para contribuir com o processo de crescimento econômico da região, já que o espaço poderá receber aviões de grande porte, com o ajuste das demais medidas necessárias.
O tenente coronel Bonoto destacou a necessidade da criação do quartel do Corpo de Bombeiros no aeroporto municipal, com no mínimo 20 bombeiros. Aliás, salientou que o Batalhão já possui hoje 20 homens preparados para atuar no local, com o curso de combate a incêndio e salvamento aeronáutico, feito em Sinop. Com a operação do quartel, sinalizou que o governo do Estado deve aumentar o efetivo de homens no Batalhão, já que o mesmo está sensível à causa do aeroporto, especialmente nesse momento de preparativos para a Copa do Mundo.
Com as melhorias, o aeroporto municipal seria elevado da categoria 2 para 5. Além do combate a incêndios com espuma, necessária para incêndios em aeronaves, o tenente-coronel diz que o caminhão também é propício para deslocamento em locais de difícil acesso, tendo em vista acidentes após pouso e decolagem.

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. No nosso corpo de bombeiro parece que já existe esse caminhão, ele estava na entrega das viaturas para o mesmo, mas indicava de ser já usado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img