23.5 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

Escola faz 50 anos e homenageia pioneiros

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Diretora da Escola 13 de Junho (à esquerda) recebe homenageados
Diretora da Escola 13 de Junho (à esquerda) recebe homenageados

Alunos, ex-alunos, pais e colaboradores da Escola Cenecista 13 de Junho, em Rondonópolis, estão em festa esta semana, quando se comemora o aniversário de 50 anos da instituição, localizada no bairro Vila Aurora. Com o objetivo de resgatar a memória da entidade e profissionais que trabalharam nela, foi realizado na sexta-feira (26/03) um evento que reuniu pessoas que construíram essa história.
Para Djanira Barbosa Nogueira Piato, que há doze anos trabalha como diretora da escola, o 13 de Junho faz parte da memória de Rondonópolis, pois foi uma das primeiras instituições de ensino da cidade. “Os fundadores perceberam a necessidade e buscaram um modelo de escola comunitária que deu certo”, conta.
Ela ressalta que o evento buscou concretizar a história da entidade por meio de gravação de entrevistas e depoimentos dos homenageados da noite. Pessoas que prestaram serviço voluntário no começo da escola, em 1960, foram entrevistadas.
De acordo com Djanira, o material será arquivado e terá valor documental, porque, até a noite da cerimônia, a escola possuía apenas a ata de fundação como registro da época.
Homenagens
O primeiro contador formado de Rondonópolis, Sidnei Marques, foi um dos homenageados. Ele fazia parte do governo do então prefeito Luthero Lopes, um dos fundadores da instituição. Marques explicou que a escola chama-se 13 de Junho porque na época o único feriado de Mato Grosso era comemorado nesta data.
“Escolhemos 13 de junho, data da retomada da região de Corumbá dos paraguaios”, descreveu o homenageado. Ele disse ser uma honra receber o reconhecimento da escola.
Alguns dos pioneiros e ex-professores da instituição não estão mais vivos e, por isso, foram representados por familiares. Esse é o caso de Lacy Cruzeiro Degásperi, homenageada pelo trabalho do esposo Darci Elias Degásperi, que foi professor voluntário na escola.
“É muito gratificante receber essa homenagem porque Darci era muito dedicado e gostava do que fazia”, ressaltou ela. A professora Adney Pimenta representou todos os homenageados.
Também estiveram presentes no evento o presidente do Conselho Comunitário Cenecista, Manoel Closs, o vereador Olimpio Alvis (pela Câmara de Rondonópolis) e Liégi Santos Pereira, que trouxe os cumprimentos do prefeito de Rondonópolis, José Carlos Junqueira de Araújo.

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Parabenizo também esta conceituada Escola, que fez parte da educação dos meus filhos e que tão bem desempenharam as suas atividades educacionais. Parabéns a todos os educadores!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Negociação de dívidas: REFIS tem início na próxima segunda-feira (13)

Começa na próxima segunda-feira, dia 13, e segue até 31 de maio, o Mutirão do Programa de Regularização Fiscal...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img