23.5 C
Rondonópolis
 
 

Dengue hemorrágica foi a 12 casos em 1 mês

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

População deve ajudar no combate ao mosquito da dengue, para que todos promovam a devida limpeza de quintais, jardins e terrenos
População deve ajudar no combate ao mosquito da dengue, para que todos promovam a devida limpeza de quintais, jardins e terrenos

A proliferação da dengue na cidade fez com que as autoridades de saúde intensificassem as ações de prevenção e controle da doença. Enquanto o mês de outubro registrou 53 casos confirmados de dengue clássica na cidade, novembro confirmou 155 casos de dengue clássica, 04 com complicações e 12 do tipo hemorrágica. Até a metade do mês de dezembro foram 73 casos confirmados de dengue clássica, nenhuma complicação e nenhum caso do tipo hemorrágica. Neste sábado (19/12), o Município antecipa a campanha 2010 de mutirão de limpeza dos terrenos baldios.
O coordenador do Departamento de Saúde Coletiva de Rondonópolis, Alencar Libano, observa que uma das preocupações reside em relação à prevenção do vírus 2 da dengue, presente em todo o estado de Mato Grosso e que evolui para dengue hemorrágica. Por isso, enfatizou a necessidade de um trabalho intenso para que o número de casos da dengue não salte abruptamente. Nesse contexto, observou que está com equipe de visitação e controle químico em campo neste fim de ano. Vale informar que o mutirão de limpeza dos terrenos baldios começará pelo bairro Jardim Iguaçu, incluindo a notificação dos proprietários.
Mesmo com a situação verificada, Alencar pontuou que o quadro de Rondonópolis está bem mais ameno do que o de outras cidades críticas quanto à dengue, a exemplo de Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Cuiabá, entre outras. Ele situou que, para cada 1 mil pessoas, existem 05 casos positivos de dengue em Rondonópolis e, para cada 1 mil pessoas, existem 20 casos positivos de dengue em Cuiabá. Também adiantou que, neste fim de ano, não houve nenhuma morte por dengue hemorrágica em Rondonópolis.
O coordenador pediu a ajuda da população no combate ao mosquito da dengue, para que todos promovam a devida limpeza de quintais, jardins e terrenos. Em casos de sintomas da doença, a orientação é para que as pessoas procurem o médico de imediato, porque um fatores que leva à complicação da dengue é a demora no seu tratamento. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores no corpo, dores nos olhos e na cabeça.
Denúncias de locais propícios à proliferação do mosquito transmissor da doença podem ser feitas pelos telefones 3411-5023/3411-5188.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img