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Procon Estadual registra mais de 10 mil reclamações

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A telefonia continua entre os itens mais reclamados
A telefonia continua entre os itens mais reclamados

O Procon Estadual registrou 10.651 reclamações de janeiro a outubro de 2009. Durante esse período a área de Assuntos Financeiros foi a que praticamente dominou o primeiro lugar do ranking e chegou ao final do mês passado com 3.277 registros (30,77%). A principal reclamação dos consumidores foi contra os Bancos Comerciais, que receberam 853 registros e contra os Cartões de Crédito (785 registros). Ainda nessa área, foram registradas 388 reclamações contra as Financeiras. Em todos esses assuntos o principal problema foram as cobranças indevidas ao consumidor.
A área de Serviços Essenciais ficou logo atrás dos Assuntos Financeiros e obteve 3.210 reclamações, 30,14% do total atendido pelo órgão até outubro. A Telefonia Fixa foi o assunto mais reclamado pelos consumidores com 1.140 registros. A Telefonia Celular ficou com exatas mil reclamações de janeiro a outubro e Energia Elétrica teve 690 reclamações. As cobranças indevidas ou abusivas ao consumidor foram novamente a principal demanda entre as reclamações.
Já a área de Produtos ficou em terceiro lugar no ranking do Procon com 2.886 reclamações (27,10%). O Aparelho de Telefone celular foi o produto mais reclamado com 920 registros. Os principais problemas foram os relacionados à garantia e aos produtos entregues com defeitos. Os Microcomputadores ficaram com 245 registros, também por problemas relacionados à cobertura da garantia. Os Móveis para Quarto foram o terceiro tipo de produto mais reclamado com 220 registros.
Em quarto lugar no ranking ficou a área de Serviços Privados com 1.039 reclamações (9,75%). Informática (Provedor de Acesso a Internet) foi o assunto mais reclamado com 229 registros, os principais problemas foram os relacionados às cobranças indevidas ou abusivas. As Escolas (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) ficaram com 116 reclamações e o serviço de Despachante com 114 registros.
A área de Saúde ficou como a quinta mais reclamada com 168 registros (1,58%). A principal demanda foi Plano de saúde regulamentado, com 60 reclamações, e Plano odontológico, com 38 registros. A área de Habitação teve 48 reclamações (0,45%), 21 reclamações foram referentes à Locação de imóveis. A área de Alimentos foi reclamada por 23 consumidores (0,22%) até o final de outubro.

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