23.8 C
Rondonópolis
 
 

Irmandade é alternativa no tratamento à dependência química

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Dependentes químicos de Rondonópolis com o desejo de parar com o vício e experimentar uma nova maneira de viver podem contar com o Narcóticos Anônimos (NA), uma irmandade internacional, sem fins lucrativos. A orientação é do secretário de um grupo de NA em Rondonópolis, F.F.L., 32 anos de idade, que procurou o Jornal A TRIBUNA em face à reportagem deste domingo sobre o avanço das drogas entre os jovens e a carência de locais adequados de tratamento para a dependência química na cidade.
Usuário de drogas por 15 anos, F.F.L. explica que a dependência química é uma doença, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesse sentido, informa que o Narcóticos Anônimos é um programa de abstinência de todas as drogas voltado para homens e mulheres. O requisito para participar é apenas ter o desejo de parar com o vício. O tratamento, segundo ele, é feito através das trocas de experiências entre os seus membros, que se reúnem regularmente.
F.F.L. informa que o lema do Narcóticos Anônimos é “limpo só por hoje”, sendo um programa baseado no Alcoólicos Anônimos (AA). “Uma pessoa que tem o desejo de encontrar uma nova maneira de viver pode perder o desejo pelas drogas através da troca de experiências”, afirma, observando que procurou também clínica de tratamento e igreja evangélica, mas o melhor resultado que obteve foi com o Narcóticos Anônimos. “É preciso a gente encontrar outras pessoas que viveram o mesmo problema para encontrarmos uma nova maneira de viver”, afirma.
O Narcóticos Anônimos não cobra nenhuma taxa e não tem vínculo religioso, segundo os organizadores. Aliás, F.F.L. informa que o NA dá liberdade aos membros procurarem tratamento em clínica de recuperação ou busca espiritual em igrejas. Isso porque ele explica que a dependência química é uma doença psicossocial, envolvendo os aspectos físico, espiritual e emocional. “O Narcóticos Anônimos me proporcionou uma liberdade que as drogas me tiraram”, diz.
REUNIÕES – Em Rondonópolis, existem dois grupos de NA, sendo um anexo à Igreja Santa Cruz, com reuniões às terças, quintas e sábados, às 19h, e outro grupo anexo à Igreja Santíssima Trindade, aos domingos. Ambos contam com entre 15 e 20 membros.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Segundona: REC passeia no Dutrinha e “atropela” o Paulistano: 9 a 0

Com uma grande atuação, o REC passou por cima do Paulistano e goleou por 9 a 0, na noite...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img