21.7 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Prazo termina hoje: Eleitores fazem fila para regularizar título em Rondonópolis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Eleitores fizeram fila no cartório da 10ª Zona Eleitoral na manhã de ontem (Foto – Assessoria)

Com o prazo de regularização eleitoral terminando hoje (8), filas de eleitores passaram a se formar em frente aos cartórios da 10ª Zona Eleitoral e da 46ª Zona Eleitoral em Rondonópolis.

Ontem (7), os cartórios eleitorais atenderam uma grande demanda de eleitores que formaram filas logo no primeiro horário da manhã. Na 10ª Zona Eleitoral, no Centro, a fila se estendeu pela calçada ao longo da quadra.

Para tentar atender a demanda que aumenta nesses últimos dias, os cartórios eleitorais da cidade estão atendendo das 8h às 18h, sem pausa para o almoço. Hoje, último dia para a regularização, o atendimento segue o mesmo horário.

Em Rondonópolis, além dos dois cartórios eleitorais – do Centro e da Vila Operária -, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está mantendo um posto de atendimento ao eleitor no Ganha Tempo.

Além disso, os cartórios da 10ª e da 46ª zonas eleitorais trabalharam em sistema de mutirão no último sábado (5), com atendimento aos eleitores no período da manhã e tarde.

Ontem, a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, convocou aqueles e aquelas que ainda precisem dos serviços eleitorais para que compareçam aos Cartórios Eleitorais, Centrais de Atendimento e Postos Eleitorais.

“Nós ampliamos o horário de atendimento para deixar o Tribunal mais próximo ao cidadão e a cidadã, também realizamos diversos mutirões, foram mais de 120 em todo o estado, incluindo zonas rurais, aldeias indígenas e comunidades quilombolas. Trabalhamos muito para garantir o direito do voto à população, em todos os cantos de nosso gigantesco Mato Grosso, e agora precisamos que a sociedade também faça a sua parte”.

Atualmente, Mato Grosso possui pouco mais de 2,5 milhões de pessoas aptas ao voto. Deste total, 85,34%, ou seja, 2,1 milhões já cadastraram a biometria.

De acordo com a presidente, este índica reflete todo o esforço de magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras da Justiça Eleitoral.

“Em abril de 2023 tínhamos cerca de 2,4 milhões de eleitores e eleitoras cadastrados, com 76% biometrizados. Hoje já são mais de 85% com cadastro biométrico, colocando Mato Grosso como merecedor de destaque por parte da Corregedoria-Geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, acrescentou a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.

Os eleitores que não se regularizarem ou emitirem o primeiro documento até hoje (8) ficarão impedidos de votar nas eleições municipais para escolha de prefeito e vice, e de vereadores, em 6 de outubro.

O prazo de regularização é uma ferramenta da Justiça Eleitoral para organizar as eleições conforme o número de pessoas aptas ao voto. A lei estabelece que nenhum procedimento eleitoral deverá ser feito nos 150 dias que antecedem à data da eleição, ou seja, nenhum pedido de inscrição ou transferência eleitoral será aceito após o prazo final.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img