32.5 C
Rondonópolis
 
 

Gana e Egito decidem Copa da África

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Com seis títulos continentais e atual bicampeão, o bicho-papão Egito enfrenta Gana neste domingo, às 13 horas, tentando confirmar o favoritismo na Copa Africana de Nações. O time quer mostrar ao mundo que poderia ter se classificado para a Copa do Mundo, na África do Sul. Mas, do outro lado, para atrapalhar as pretensões dos Faraós, está uma equipe jovem, formada por muitos atletas que participaram da conquista do Mundial Sub-20, justamente vencendo o Brasil na decisão.
Para superar Gana, o Egito conta com a experiência e o retrospecto altamente favorável. Das sete vezes que a seleção chegou à decisão do torneio – sem contar esta – ganhou seis taças. Apenas em 1962 o título escapou, quando perdeu por 4 a 2 para a anfitriã Etiópia, na prorrogação.
Agora, o Egito quer manter a escrita e mostrar que é melhor equipe que os africanos que se classificaram para a Copa do Mundo. “Nós jogamos cinco partidas, três delas contra equipes que se classificaram para o Mundial e vencemos as três, marcando dez gols”, afirmou o auxiliar técnico do Egito, Chaouki Gharib. Até agora o país não engoliu a eliminação para a Argélia. “Desejo boa sorte a ela na Copa porque representará o mundo árabe”.
Além da ótima campanha no torneio até agora, com um aproveitamento de 100% dos pontos disputados, a seleção do Egito conta com o capitão Ahmed Hassan, que poderá se tornar o único jogador a vencer quatro vezes o campeonato. “Temos de regressar para casa com o troféu e vamos fazer o máximo possível para conseguir esse objetivo”, afirmou o jogador.
Ele vai comandar sua equipe contra os jovens talentos de Gana, que no início do torneio perdeu seu experiente capitão Michael Essien por causa de uma contusão no joelho. O adversário também não tem o volante Sulley Muntari, da Internazionale, que não foi convocado pelo técnico Milovan Rajevac por indisciplina. Mas mesmo assim Gana tem demonstrado um impressionante amadurecimento.
“É incrível estar na final depois de 18 anos. Somos uma equipe jovem e muitas pessoas não acreditaram na possibilidade de chegarmos até aqui”, afirmou o atacante Asamoah Gyan, que fez os gols que classificaram Gana contra Angola e Nigéria, um em cada partida. Outro talento é Dede Ayew, capitão da seleção sub-20 e filho de Abedi Pelé, ex-jogador que fez história pelo país.
Apesar da baixa média de idade de seus jogadores, Gana só perde para o Egito em títulos continentais. Já venceu quatro vezes o torneio, o mesmo número de Camarões, mas quer a taça para encostar no Egito. Para isso, o técnico Rajevac utiliza sempre a mesma tática: uma equipe forte na marcação e rápida nos contra-ataques.
A estratégia será deixar o Egito pressionar para surpreender quando ele menos espera. “Eu falei para meus atletas que iríamos jogar para chegar à final e não para mostrar um futebol vistoso. Só o resultado importa”, explicou o sérvio. Resta saber se os garotos vão ter medo do bicho-papão.
A próxima edição em 2012 será no Gabão e na Guiné Equatorial. Os dois vão dividir o evento. A Confederação Africana tenta antecipar a edição de 2014, na Líbia, para 2013, para realizar o evento sempre em anos ímpares.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img