22.5 C
Rondonópolis
 
 

Quais sãos os tipos de pós?

Entenda a diferença entre os tipos de cursos possíveis depois da graduação

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

Foram anos e anos de estudo, o dia tão sonhado da formatura aconteceu e o diploma já está emoldurado e pendurado na parede. Para quem planejou a carreira, é hora de continuar os estudos e é aí que entram os cursos de pós-graduação.

Uma dúvida muito comum é se eles são a mesma coisa que o mestrado. A resposta pode ser sim ou não. Depende do objetivo a ser alcançado, pois existem várias modalidades de cursos que podem ser feitos após a graduação.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

 

O primeiro ponto a ser entendido é que existem cursos lato sensu e stricto sensu. Na pós stricto sensu estão o mestrado, doutorado e pós-doutorado. Estes cursos se destinam aos profissionais que desejam seguir a carreira como pesquisadores ou como professores.
No final dos cursos, que no primeiro caso duram em média dois anos e no segundo, quatro anos, é necessário apresentar uma dissertação e ser avaliado por uma banca.

Já no caso do latu sensu, são cursos de especialização ou chamados comumente de pós-graduação. E existem muitos e são voltados para aprimorar conhecimentos do profissional na área de atuação ou até mesmo para adquirir novos no caso de o objetivo ser mudar o rumo da carreira.

Nesta linha ainda existem os cursos Master Business Administration (MBA). Estes estão mais focados em profissionais que buscam progredir na carreira para negócios e administração.


 

SAIBA MAIS

Cursos lato sensu

 São as especializações comumente chamadas de pós-graduação. Eles se destinam ao aprimoramento profissional ou ainda para quem deseja mudar o rumo da carreira e escolher uma nova área de atuação. Qualquer pessoa que tenha um curso superior pode fazer uma especialização ou ainda optar por um MBA, que é mais voltado para quem está na carreira de negócios e administração.

Cursos stricto sensu

 Estes cursos, que dependem de autorização do MEC, são voltados para quem deseja seguir a carreira de pesquisador, professor ou ambos. Eles possuem três níveis. O primeiro é o mestrado e somente quem conclui pode fazer o doutorado. Depois deste, vem o pós-doutorado.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img