26.7 C
Rondonópolis
 
 

Avaliação oftalmológica passa a ser Lei Estadual

Exigência de exame na matrícula foi uma decisão certa, avalia profissional

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Médica oftalmologista especialista em pediatria Drª Adriana Paula Malafaia: “o aprendizado é intimamente relacionado com a visão” – Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

A Lei Estadual nº 10.739, que exige o exame oftalmológico para matrícula dos alunos na rede estadual de ensino, foi uma decisão certa do autor da lei e dos políticos que votaram a favor. É o que avalia a médica oftalmologista especialista em pediatria Drª Adriana Paula Malafaia. “Esta lei foi pontual e fundamental. Existem algumas doenças que, se não forem diagnosticadas na infância, podem ser irreversíveis, pois existem doenças que já não tem mais tratamento na fase adulta e que podem acarretar desde a perda da visão e algumas podem levar à morte”, alerta.

A médica explica que a questão do aprendizado é intimamente relacionada com a visão. “Se a criança não tem a visão adequada pode ser reputada como uma criança com déficit cognitivo diante das dificuldades de relacionamento, quando na verdade a única coisa que a criança teria seria um problema de visão. A visão também é importante no relacionamento interpessoal. O legislador foi nobre com sua ação de exigir o exame do aluno no ato da matrícula, mas faltou cobrar do Estado o oferecimento do exame, pois muitas vezes o serviço não está disponível na rede pública de saúde e a família precisa pagar”, externou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Segundo a técnica óptica Vanilda Rezende, da Ótica e Relojoaria Guzzi, a receita confeccionada pelo oftalmologista traz consigo todas as necessidades do paciente e recomendações de lentes graduadas corretivas. O técnico óptico, por sua vez, auxilia o paciente na escolha das lentes e armações adequadas de acordo com as instruções do oftalmologista. “Para cada tipo de grau ou necessidade são indicadas as melhores opções de lentes e armações, para que a correção visual seja efetiva, aliando também a estética, afinal o óculos de grau também se tornou um acessório moderno e elegante”, disse a profissional, que oferta uma grande variedade de lentes e armações.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img