33.9 C
Rondonópolis
-->  
-->  

Cuidado com o “brinquedo”…

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

Presentear crianças exige certos cuidados para que nenhum acidente aconteça. Nesta época do ano é comum pais, avós, padrinhos e até amigos da família darem presentes para os pequenos.

Quem procura preço e quantidade para dar uma lembrancinha para várias crianças vai se deparar com ofertas irresistíveis de brinquedos importados e que não seguem as normas de segurança brasileiras.

É aí que está o perigo, pois muitos materiais podem ser tóxicos e possuírem peças pequenas que se soltam com facilidade.

Técnicos do Procon em todos os estados e cidades que possuem o órgão sempre alertam que brinquedos devem ter o selo do Inmetro e a faixa etária deve ser respeitada.

Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, os adultos devem checar os riscos que o brinquedo oferece antes de ceder à vontade das crianças.

Artigos que vêm desmontados podem causar problemas se a criança levar alguma parte à boca ou mesmo se uma peça se desprender e atingir os olhos. Também os brinquedos de propulsão, como alguns carrinhos e armas de ar ou de água, costumam fazer estragos.

“Os adultos devem conter a ansiedade na loja de brinquedos e ter em mente que o presente deve corresponder à idade da criança. A maioria dos brinquedos traz a faixa etária indicada na embalagem.

Ao desrespeitar esse limite, você contribui para aumentar o risco de eventuais acidentes. Molas, dardos, arco e flecha, espadas, armas de pressão, carros de propulsão, bonecas desmontáveis e objetos pontiagudos têm alto potencial para provocar acidentes. Sendo assim, não devem chegar às mãos de crianças pequenas ou que costumam brincar longe dos adultos.”

Presentes esportivos, como bicicletas e skates, devem ser acompanhados de protetores. Na hora de abrir o presente, é bom um adulto ajudar.

No Brasil não há estatística sobre acidente com brinquedos. Nos Estados Unidos ocorrem mais de 250 mil por ano e 50% dos casos, o incidente atinge o rosto, especialmente os olhos.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Encontro das Águas: Obras de parque se arrastam por 4 anos sem previsão de conclusão

Quase dois anos depois de ter a primeira parte das obras concluídas, e há quatro do início da construção,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img