16.4 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Direto de Brasília

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Dilma e Aecio - 20-10-14

MUDANÇAS
Dilma destacou que outra palavra que vai permear este início do segundo mandato é “mudanças”. Ela faz uma leitura clara do resultado das eleições: tanto seus eleitores quando os que votaram na oposição o fizeram por mudanças.

REFORMAS
A outra palavra que já entrou definitivamente na pauta da presidente reeleita é “reformas”. Dilma já afirmou e vem reiterando que vai querer a reforma política com plebiscito. Mas o próprio Congresso já sinalizou recuo.

DUELA A QUEM
A presidente também vem batendo forte em outra tecla: ela quer ir a fundo às investigações da Petrobras e disse que não vai aceitar que, terminadas as eleições, o assunto morra. Tem reiterado que vai até o fim, doa a quem doer.

EXTRADIÇÃO NEGADA
O ex-diretor Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, não será extraditado, decidiu a Corte de Apelação de Bolonha, na Itália. Ele será libertado e poderá ter um novo julgamento em tribunal italiano.

MINISTÉRIO
A reforma ministerial é tema que não cessa aqui em Brasília, e com a forte especulação de nomes. Estão dados como certos para compor a nova equipe nomes como o dos governadores baiano, Jaques Wagner (PT), e cearense, Cid Gomes (PROS).

NADA A TEMER
O vice-presidente da República, Michel Temer, será o grande articulador junto ao Congresso Nacional do debate sobre a reforma política. Ele, como Dilma, no entanto, bem sabe que a participação da sociedade será fundamental.

DEM MORREU?
Afinal, o DEM vai morrer ou não. Se depender do prefeito de Salvador, ACM Neto, sim. Ele fala até em data para o enterro: próximo ano. Mas o presidente da legenda, senador Agripino Maia, diz que não, que o partido continuará vivo.

DEPOIMENTO
Será hoje o depoimento do diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, na CPMI que investiga corrupção na estatal. Cosenza assumiu o lugar de Paulo Roberto Costa, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.

GPS MATO GROSSO
– Depois das especulações em torno do nome do senador eleito Wellington Fagundes, agora quem está sendo mencionado para ocupar ministério é o senador Blairo Maggi.

– Maggi, aliás, desde o segundo governo Lula e no governo Dilma, sempre foi cogitado para ser um dos auxiliares principais.

– Depois de sua participação decisiva no primeiro e no segundo turnos da eleição, enfrentando diretamente Marina Silva, sua cotação subiu mais aqui em Brasília.

– A questão aqui, porém, não é nem de nomes: o PR de Mato Grosso chega com força neste segundo mandato com a presença de Fagundes e Maggi no Senado.

SOBE – Os empréstimos imobiliários cresceram 12% em setembro, sobre agosto, e os mesmos 12% em relação a setembro do ano passado, somando R$ 10,3 bilhões.

DESCE – A inadimplência das empresas registrou alta de 13,4% em setembro, na comparação com igual período do ano passado, segundo a Serasa Experian.

FRASE DO DIA
“São dois processos simultâneos. Um, de propor e lutar, pela aprovação no Congresso, de um plebiscito sobre as linhas gerais da reforma. O segundo movimento é a participação popular direta, ou seja, a capacidade da sociedade de se mobilizar para debater os temas da reforma política.”
Do ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, sobre o processo da reforma política.

LEIA MAIS :
www.jpmbrasil.com.br

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasil agora tem política nacional para Alzheimer e outras demências

Demência é um termo geral que engloba várias doenças neurodegenerativas que ocasionam a perda gradual de funções cerebrais. É...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img