26.4 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Banco Mundial prevê queda de 2,5% no PIB do Brasil

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Este ano, entre os países da América Latina e Caribe, o Brasil só deve ter desempenho “menos pior” que o da Venezuela, que tem previsão de contração de 4,8%
Este ano, entre os países da América Latina e Caribe, o Brasil só deve ter desempenho “menos pior” que o da Venezuela, que tem previsão de contração de 4,8%

São Paulo

O Banco Mundial (Bird) reduziu significativamente as previsões para o desempenho da economia brasileira. Relatório divulgado pelo fundo nesta quarta-feira (6) estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve “encolher” 2,5% em 2016 – uma piora drástica frente às previsões feitas em junho passado, quando a entidade esperava um crescimento de 1,1% no PIB deste ano.
Em 2015, o Bird estima que a economia brasileira tenha sofrido uma contração de 3,7% – no relatório de junho, a queda prevista era de 1,3%. O dado oficial será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em março.
O banco também acredita que o Brasil deve voltar a crescer em 2017, com uma expansão de 1,4%, acelerando para 1,5% em 2018, com menos temores sobre a inflação e melhora nas contas do governo. O crescimento do próximo ano, no entanto, é bem menor que o esperado no documento de junho, que previa alta de 2%.
“A tranquilização eventual dos temores da inflação e a redução dos déficits fiscais diminuirão a necessidade de maior aumento da taxa de juros e de cortes na despesa pública e deverão preparar o caminho para o retorno ao crescimento em 2017”, diz a entidade.
“O Brasil continua a lutar com incertezas políticas, enquanto o governo enfrenta obstáculos para a austeridade fiscal no Congresso. A estimativa, ainda assim, assume que uma re-ancoragem das expectativas de inflação e uma redução do déficit fiscal vão reduzir a necessidade de maior aperto monetário e fiscal”.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Marinho Franco”: Aeroporto tem maior crescimento de passageiros em Mato Grosso em 2023

Dados do boletim do turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado na última semana, mostram que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img