25.8 C
Rondonópolis
 
 

Demanda firme da China dá suporte aos preços da soja

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

As cotações da soja avançaram esta semana em Chicago, seguindo para seu maior ganho semanal em mais de quatro meses, fechando nesta quinta-feira a US$ 9,84 por bushel. A alta dos preços se deu, em partes, por conta da demanda firme da China, que pode aumentar as importações de óleo de soja dos Estados Unidos e do Brasil, depois de ter bloqueado o produto vindo da Argentina.
Segundo Wagner Rossi, ministro da agricultura, a nação asiática irá favorecer os fornecedores de óleo de soja dos Estados Unidos, pois os norte-americanos possuem plantações no país. Paralelamente, Rossi afirma ainda que o “Brasil tem a oportunidade de tirar vantagem desse embargo aumentando suas exportações”.
O presidente Lula ia se reunir com o presidente chinês Hun Jintao para discutir a questão das exportações brasileiras de óleo de soja, pois o Brasil está se preparando para “ocupar” o lugar deixado no mercado pela Argentina por conta do não cumprimento de padrões de qualidade impostos pela China.
No entanto, os chineses ainda estão processando pedidos de autorização para carregamentos de óleo de soja vindos da Argentina, informou o Ministério do Comércio. O governo irá melhorar o sistema usado nas importações da commodity argentina, e as duas nações podem resolver o conflito.
A China, que é o maior consumidor e importador de soja e óleo de soja do mundo, irá representar, este ano, 54% das importações globais da oleaginosa e um quarto das compras mundiais de óleo comestível. As informações são do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O Centro de Informações Nacional de Óleos e Grãos da China divulgou uma previsão no último dia 14 de mostrando que o volume de importações mensais de soja pode chegar a um recorde de 5,5 milhões de toneladas em maio. (Fonte: Bloomberg)

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img