25.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Comitê vai intensificar cobranças em prol da UFR

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Ideia agora é fortalecer a cobrança dos parlamentares para que o projeto de lei que cria a UFR possa ser apreciado e votado em plenário o quanto antes possível
Campus ufmt - 29-08-15 (1)

A professora Andréa Santos, membro do Comitê Pró-UFR: “O campus e o Comitê continuam na luta pela UFR, não desistimos!”
A professora Andréa Santos, membro do Comitê Pró-UFR: “O campus e o Comitê continuam na luta pela UFR, não desistimos!”

O Comitê Pró-Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) pretende intensificar as cobranças junto aos dirigentes políticos por maior agilidade na votação do projeto de lei que cria a nova instituição de ensino superior a partir da emancipação do campus local da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Desde agosto do ano passado, quando o projeto teve o parecer aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania, praticamente, pouco avançou na Câmara dos Deputados.
A professora Andréa Santos, membro do Comitê Pró-UFR, explicou ontem ao Jornal A TRIBUNA que a ideia agora é fortalecer a cobrança dos parlamentares por meio de entidades de classe e outros representantes políticos para que o projeto de lei que cria a UFR possa ser apreciado e votado em plenário o quanto antes possível. Depois de passado pela Câmara, atesta que o projeto tramitará no Senado, onde será importante a atuação dos senadores Wellington Fagundes, José Medeiros e do ministro Blairo Maggi, hoje senador licenciado.
Conforme Andréa Santos, a luta pela criação da UFR continua sendo travada pelo Comitê, com o constante acompanhamento da situação em Brasília por parte de seus membros e com realização de reuniões periódicas. Inclusive, aponta que, no mês passado, o Comitê se reuniu com os deputados federais Carlos Bezerra e Valtenir Pereira, ambos do PMDB, a partir de uma articulação do vereador Thiago Silva, os quais garantiram os esforços para inclusão do projeto de lei relativo à UFR na pauta de votação da Câmara Federal.
O projeto de lei que cria a UFR já conta com a aprovação da Comissão de Educação, da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, restando apenas o parecer da Comissão de Finanças e Tributação, que tem como relator designado o deputado federal Aelton Freitas (PR-MG). Por tramitar em regime de urgência, conforme aprovação em junho de 2016, o projeto da UFR não precisa estar com parecer aprovado em todas as Comissões para que seja votado em plenário na Câmara Federal.
A representante do Comitê informa ainda que o deputado Baleia Rossi (PMDB) já apresentou requerimento para inclusão na ordem do dia, para a devida votação em plenário, do projeto de lei que cria a UFR. “Já fazem duas sessões seguidas que a matéria não é apreciada em função do encerramento da sessão, diante da grande quantidade de projetos”, externou. Agora o Comitê Pró-UFR pretende marcar uma nova reunião, nesta semana, para voltar a definir estratégias para fortalecer o desejo do ingresso dessa pauta para votação na Câmara.
A professora Andréa Santos destaca a importância da UFR para a autonomia administrativa, ampliação na oferta de cursos, melhoria das estruturas, incremento da economia e desenvolvimento regional. Mesmo diante do novo cenário político brasileiro, externou à reportagem que acredita ser possível a emancipação da UFR, considerando que a nova instituição não trará grandes impactos orçamentários, uma vez que grande parte dos custos já existe em função do campus da UFMT na cidade, que, na prática, sofreria um desmembramento.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mais de 38,6 mil estudantes da Rede Estadual podem participar do Enem 2024

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que estão concluindo o Ensino Médio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img