29.2 C
Rondonópolis
 
 

Comitê vai intensificar cobranças em prol da UFR

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Ideia agora é fortalecer a cobrança dos parlamentares para que o projeto de lei que cria a UFR possa ser apreciado e votado em plenário o quanto antes possível
Campus ufmt - 29-08-15 (1)

A professora Andréa Santos, membro do Comitê Pró-UFR: “O campus e o Comitê continuam na luta pela UFR, não desistimos!”
A professora Andréa Santos, membro do Comitê Pró-UFR: “O campus e o Comitê continuam na luta pela UFR, não desistimos!”

O Comitê Pró-Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) pretende intensificar as cobranças junto aos dirigentes políticos por maior agilidade na votação do projeto de lei que cria a nova instituição de ensino superior a partir da emancipação do campus local da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Desde agosto do ano passado, quando o projeto teve o parecer aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania, praticamente, pouco avançou na Câmara dos Deputados.
A professora Andréa Santos, membro do Comitê Pró-UFR, explicou ontem ao Jornal A TRIBUNA que a ideia agora é fortalecer a cobrança dos parlamentares por meio de entidades de classe e outros representantes políticos para que o projeto de lei que cria a UFR possa ser apreciado e votado em plenário o quanto antes possível. Depois de passado pela Câmara, atesta que o projeto tramitará no Senado, onde será importante a atuação dos senadores Wellington Fagundes, José Medeiros e do ministro Blairo Maggi, hoje senador licenciado.
Conforme Andréa Santos, a luta pela criação da UFR continua sendo travada pelo Comitê, com o constante acompanhamento da situação em Brasília por parte de seus membros e com realização de reuniões periódicas. Inclusive, aponta que, no mês passado, o Comitê se reuniu com os deputados federais Carlos Bezerra e Valtenir Pereira, ambos do PMDB, a partir de uma articulação do vereador Thiago Silva, os quais garantiram os esforços para inclusão do projeto de lei relativo à UFR na pauta de votação da Câmara Federal.
O projeto de lei que cria a UFR já conta com a aprovação da Comissão de Educação, da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, restando apenas o parecer da Comissão de Finanças e Tributação, que tem como relator designado o deputado federal Aelton Freitas (PR-MG). Por tramitar em regime de urgência, conforme aprovação em junho de 2016, o projeto da UFR não precisa estar com parecer aprovado em todas as Comissões para que seja votado em plenário na Câmara Federal.
A representante do Comitê informa ainda que o deputado Baleia Rossi (PMDB) já apresentou requerimento para inclusão na ordem do dia, para a devida votação em plenário, do projeto de lei que cria a UFR. “Já fazem duas sessões seguidas que a matéria não é apreciada em função do encerramento da sessão, diante da grande quantidade de projetos”, externou. Agora o Comitê Pró-UFR pretende marcar uma nova reunião, nesta semana, para voltar a definir estratégias para fortalecer o desejo do ingresso dessa pauta para votação na Câmara.
A professora Andréa Santos destaca a importância da UFR para a autonomia administrativa, ampliação na oferta de cursos, melhoria das estruturas, incremento da economia e desenvolvimento regional. Mesmo diante do novo cenário político brasileiro, externou à reportagem que acredita ser possível a emancipação da UFR, considerando que a nova instituição não trará grandes impactos orçamentários, uma vez que grande parte dos custos já existe em função do campus da UFMT na cidade, que, na prática, sofreria um desmembramento.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Primeira vez: MT receberá atletas de 23 países durante Campeonato Ibero-Americano

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa em 11 dias, em Cuiabá, com atletas de 23 países. A competição será...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img