25 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Terapia infantil através da psicomotricidade relacional

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

De origem francesa, a Psicomotricidade Relacional é uma prática moderna de abordagem dos problemas infanto-juvenis de ordem emocional, em linguagem não verbal, dinâmica, através do brincar.
Esta ferramenta apresenta, de maneira clara e completa, o método de análise corporal da relação, ressaltando semelhanças e diferenças com a  Psicanálise (corpo e psiquismo).
Toda a arte do Psicomotricista Relacional está em permitir que os pacientes, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos, brinquem enquanto ele trabalha com eles, sem que percebam que estão sendo trabalhados.
A expressão simbólica não verbal do brincar é tão intensa e completa que na maioria das vezes dispensa o diálogo verbal. Por isso, esta ferramenta é tão apropriada para as crianças e para os adolescentes, idades em que a verbalização é muitas vezes difícil.
Independente das culturas e idades, a essência comum da natureza humana é que a simbologia do agir é a mais primitiva e a mais fundamental, estando arraigada na vivência ontogenética (desenvolvimento do ser humano, desde a concepção até a idade adulta) de cada um, mas também na vivência filogenética (da espécie humana) e sociogenética (formação da sociedade). É neste nível que se encontra a essência comum de todas as religiões, de todas as filosofias e de todas as culturas.
A base da psicomotricidade relacional consiste em criar um espaço de liberdade propício aos jogos e brincadeiras. O objetivo é fazer a criança manifestar seus conflitos profundos, vivê-los simbolicamente. No âmbito educativo, esse tipo de atuação serviria de precaução contra o surgimento de distúrbios emocionais, motores e de comunicação que dificultem a aprendizagem.
A Psicomotricidade Relacional é uma ferramenta solidificada na Europa. No Brasil tem como centros de excelência Curitiba, Porto Alegre, Recife e Fortaleza. Em Fortaleza (CE), Recife (PE) e Curitiba (PR) existe o CIAR (Centro Internacional de Análise Relacional) e, em Porto Alegre (RS), existe a Pós Graduação, como em nas outras capitais citadas.

(*) MARIA CAVALCANTE DE LIMA é Psicomotricista Relacional em Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »
  1. Parabéns! A equipe da Tribuna que dedicou um espaço para falar desta ferramenta que vem atendendo as demandas de crianças e adolescentes na saúde e na educação.
    A profissional Maria Cavalcante tem colhido resultados positivos nos trabalho que vem realizando nos campos da Terapia Infantil, orientando pais e educadores a ajudarem a criança e o adolescente na construção de uma personalidade mais sadia e estruturada.
    Sugiro que novas pautas sejam dedicadas a este assunto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img