22.5 C
Rondonópolis
 
 

Moraes será relator de inquérito sobre suposta interferência na PF

A escolha foi feita por meio do sistema de sorteio eletrônico do Supremo Tribunal Federal

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi escolhido o novo relator que substituirá o ministro recém-aposentado, Celso de Mello, no inquérito sobre suposta interferência política na PF – (Foto – Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi escolhido ontem (20) o novo relator do inquérito aberto para apurar a suposta interferência política do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal (PF) e o crime de denunciação caluniosa por parte do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. A escolha de Moraes foi feita por meio de sorteio eletrônico.

Em manifestações divulgadas desde a abertura do inquérito, em abril, o presidente Jair Bolsonaro afirma que não houve pedido para o então ministro interferir em investigações da PF.

O presidente da Corte, Luiz Fux, determinou a redistribuição do inquérito devido à aposentadoria do antigo relator, Celso de Mello, que deixou a Corte na semana passada.

Os processos que estavam com Celso de Mello devem ser repassados ao substituto dele no cargo, no caso o desembargador Kassio Nunes Marques, contudo o nome dele precisa ser confirmado pelo Senado. A sabatina deve ocorrer nesta quarta (21).

Os advogados de Moro argumentaram que a redistribuição era necessária porque o inquérito é um procedimento urgente.

Aguardando outra decisão

A investigação encontra-se parada, aguardando outra decisão do próprio STF, sobre o formato de depoimento para a Polícia Federal, do presidente Jair Bolsonaro.

Em seu último voto antes da aposentadoria, o ministro Celso de Mello, então relator, votou para que seja realizado depoimento presencial. A Advocacia-Geral da União quer que Bolsonaro possa se manifestar por escrito.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img