30.1 C
Rondonópolis
 
 

ONU aprova resolução para cortar financiamento de jihadistas – 13h58′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quinta-feira uma resolução que tenta cortar as fontes de financiamento do Estado Islâmico (EI) e de outros grupos jihadistas e ressalta a necessidade de congelar seus recursos.

A resolução, número 2199, apresenta pronunciamentos anteriores das Nações Unidas orientados a impedir, por exemplo, que o EI obtenha renda do petróleo que vende e que extrai das jazidas no Iraque que estão sob seu controle.

No texto, aprovado por unanimidade pelos 15 membros do conselho, é condenado a “participação no comércio direto ou indireto”, em particular de petróleo e derivados, com o EI, a Frente Al Nusra, próximo à Al Qaeda, e outros grupos radicais.

O Conselho também reafirma que os Estados-membros da ONU devem assegurar-se que seus cidadãos não ponham seus ativos ou seus recursos econômicos à disposição destes grupos, insistindo na comercialização de petróleo e derivados.

A resolução lembra outra anterior aprovada no ano passado na qual obriga os Estados a “congelarem sem demora” os fundos financeiros e outros tipos de recursos econômicos do EI, Frente Al Nusra e demais grupos jihadistas.

“Todos os Estados deverão zelar pelo processo de toda pessoa que participe do financiamento, planejamento, preparação ou comissão de atos de terrorismo ou preste apoio a esses atos”, acrescenta o documento.

A resolução condena também o sequestro e tomada de reféns destes grupos para obter fundos ou concessões políticas, entre outros objetivos, e alerta sobre o uso de serviços bancários de parte destas organizações terroristas.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img