Covid-19: Secretário apresenta dados sobre distribuição de vacinas em MT

Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, compareceu à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) – (Foto: Divulgação)

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, compareceu à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quinta-feira (11), para apresentar informações sobre o processo de distribuição das doses de vacinas contra a Covid-19.

O Programa Nacional de Imunizações enviou ao estado um total de 191.760 doses, divididas em quatro remessas. A apresentação foi uma resposta do Executivo ao requerimento feito pelo deputado Lúdio Cabral (PT).

Com apoio do secretário-adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Silva Melo, e do técnico Oberdan Ferreira, o secretário enfatizou a operação de logística realizada para garantir que as vacinas cheguem mais rápido aos cidadãos.

Uma parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) tem permitido acelerar as entregas, além de proporcionar maior segurança na distribuição. Outro ponto de destaque durante a exposição foi a publicidade das ações do Governo a partir do Painel Interativo Covid MT.

Das 191.760 doses recebidas, 24 mil foram da vacina AstraZeneca/Oxford e as demais da vacina Coronavac/Butantan. Os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que 97% das unidades chegaram aos locais em que serão aplicadas.

Gilberto destacou que, após a entrega das doses por parte do Governo do Estado, o trabalho de organização da aplicação é de responsabilidade dos municípios. São eles que também precisam organizar o preenchimento de plataformas destinadas ao controle de possíveis reações adversas à vacina (e-SUS Notifica).

Questionado sobre o assunto, o secretário explicou que não há motivo para receio, que as reações observadas até agora foram todas leves, “dentro do esperado”.

Para Lúdio Cabral, esse é um ponto importante no debate sobre a vacinação.

“Passamos de 70 mil pessoas imunizadas em Mato Grosso, não foram registrados eventos adversos graves. Precisamos falar disso porque ainda existem pessoas com desconfiança em relação às vacinas”.

O presidente da Comissão de Saúde da ALMT, Dr. Eugênio (PSB), destacou a trabalho de fiscalização e acompanhamento que a ALMT tem feito em relação aos temas referentes à pandemia de Covid-19.

“Temos buscado formas de contribuir no combate ao novo coronavírus e auxiliar a população em um momento tão complicado. Em se tratando da vacinação, estamos empenhados em fortalecer as ações para que a imunização aconteça com segurança e celeridade”, explicou o presidente.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui