Enquanto o começo da duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Cuiabá vem sendo protelado, o ritmo acelerado e a grandiosidade das obras de duplicação da estrada no trecho entre Rosário Oeste e Posto Gil, em Mato Grosso, chamam a atenção de quem transita naquela região. Se não bastasse esse contraste, outro questionamento da sociedade local é referente ao começo da obra de duplicação da rodovia pelo trecho Posto Gil até Rosário Oeste e não pelo trecho entre Rondonópolis e Jaciara, considerado o trecho mais crítico, com tráfego lento próximo aos perímetros urbanos.
As obras de duplicação da rodovia BR-364 entre Rondonópolis e Posto Gil, passando por Cuiabá, têm uma extensão de 330 quilômetros, com um investimento da ordem de R$ 1,5 bilhão. As obras no trecho específico entre Rosário Oeste e Posto Gil, com 45,4 quilômetros de extensão, seguem a todo vapor, com grande quantidade de maquinários. O trecho entre Rosário Oeste e Posto Gil é tocado pelo Consórcio Sanches Tripoloni/Pella, composto pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda e Pella Construções e Comércio Ltda, com R$ 216,915 milhões.
Em viagem a Diamantino, o advogado local Ednaldo de Carvalho Aguiar fez o registro (veja foto dos viadutos nesta página) do andamento das obras de duplicação entre Posto Gil e Rosário do Oeste. “Fiquei impressionado com a celeridade (trabalham dia e noite), com o número de trabalhadores e de máquinas envolvidos na obra, ao passo que entre Rondonópolis e Cuiabá, na mesma rodovia, sequer se sabe quando será lançado o procedimento de licitação”, lamenta o profissional. Da mesma forma, vários outros rondonopolitanos que trafegam no trecho repassam a mesma impressão.
Ao Jornal A TRIBUNA, Ednaldo Aguiar observou ainda que ficou impressionado de ver os enormes viadutos que estão sendo construídos nas cidades de Nobres e Rosário do Oeste, nas travessias urbanas, para a execução da duplicação da estrada. Ao mesmo tempo, o advogado externa ter ficado indignado em saber que, na mesma rodovia, em Rondonópolis, não se consegue ao menos concluir algumas “reles alças de acesso ao pequeno e único viaduto da cidade, bem como um pequeno trecho de duplicação [travessia urbana]”.
A disparidade da realidade nos dois trechos de um mesmo projeto reforça a cobrança às autoridades públicas. O segmento de Rondonópolis a Rosário Oeste, com 283 quilômetros de extensão, está com os projetos básicos aprovados, devidamente licenciados junto aos órgãos ambientais, mas falta o lançamento da licitação das obras. Nesse segmento, as obras foram divididas em 05 lotes: Rondonópolis a Jaciara; Jaciara a São Vicente; São Vicente a Cuiabá; e Cuiabá a Rosário Oeste.
Vale informar que, no trecho de obras em andamento, entre Posto Gil e Rosário do Oeste, a previsão de conclusão dos serviços é para dezembro de 2012. As obras nesse trecho contemplam a construção de três pontes e três viadutos. Inclusive, o trecho em obras permeia a Serra do Tombador, com serviços de implosão de áreas.
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Onde tem recursos sai obras, é simples assim.
Faltam politicos competentes, e prefeitos com coragem de cobrar o que deve ser feito. Os 13 km do perímetro urbano de nossa região estão a passos de tartaruga, quando fazem é com defeito e depois desmancham para fazer de novo. De uma coisa estou certo, ou é incompetência da empresa ou neguinho está faturando em cima dela.
São a grande força e interesse dos políticos da região.
Já havia comentado isso em varias mateéias que dou meu pitaco… Só não vê quem não quer, mas que no médio norte onde concentra-se as grandes plantações, a coisa tá funcionando de vento em popa, enquanto isso em Rondoncity, onde a turma do toma la da cá fica fazendo politicagem…suja e barata… só anda prá trás…