25.8 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Empresários debatem rumos da economia

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Os empresários de Rondonópolis comemoraram, nesta terça-feira (17/07), o Dia do Comerciante (16/07) com uma palestra e um almoço oferecidos pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), em parceria com o Sebrae. A ACIR trouxe para a cidade o doutor em economia, professor e consultor Raul Velloso, que já atuou em vários setores do governo federal, como Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Ministério do Planejamento.
O palestrante se reuniu com um grupo de empresários associados da ACIR para um almoço no hotel Mon Jardin e apresentou questões sobre a crise mundial, o modelo econômico brasileiro, as perspectivas de crescimento do Brasil e a participação da China e da Índia neste contexto. O economista também mostrou dados do PIB brasileiro em comparação com o estado de Mato Grosso nos setores da agropecuária, indústria e serviços.
Para Raul Velloso, o Brasil precisa modificar seu modelo econômico e investir em infraestrutura para encontrar soluções para suas deficiências econômicas e estruturais, mesmo que atualmente a economia esteja boa e o índice de desemprego baixo. “A China trabalha com o modelo econômico de no futuro ser o maior produtor mundial da indústria de transformação. No Brasil, caminhamos na contramão da produção. Seguimos o modelo do consumo e já há sinais de esgotamento”, colocou.
Nesse  contexto, Raul Velloso destacou a realidade do estado de Mato Grosso, que poderia ser um grande supridor da nova demanda mundial por alimentos, mas não tem infraestrutura adequada. Ele mostrou que Mato Grosso, maior produtor de soja do Brasil, não tem como escoar de forma eficiente sua produção agrícola. O exemplo das enormes filas de veículos na BR-364, perto de Jaciara, foi colocado. Um complicador, segundo ele, é que 75% das despesas da União são com pagamentos pessoais, sobrando pouco para investimentos.
Questionado sobre como Mato Grosso poderia mudar a sua realidade logística, para tirar proveito desse novo cenário mundial, Raul Velloso demonstrou que a tarefa não é fácil, mas que é crucial incentivar a promoção de debates econômicos, envolvendo a grande mídia nacional e economistas influentes, visando mostrar ao País a importância estratégica de estados produtores e a necessidade de investir em infraestrutura nessas localidades pelo Governo Federal.
À noite, o economista palestrou para cerca de 900 pessoas no Caiçara Tênis Clube, respondendo às perguntas dos participantes. O Encontro de Comerciantes da ACIR é realizado desde 2005 e foi criado para fazer parte do calendário oficial da entidade em homenagem ao setor de comércio do município.
O presidente da ACIR, Edson Ferreira, agradeceu a participação dos empresários e ressaltou a importância da classe para o crescimento do estado e do País. “Ficamos muito felizes com a realização de mais um Encontro de Comerciantes. O desejo da entidade é sempre poder promover um evento que possa agregar e discutir assuntos relevantes para nossos associados”, pontuou Edson.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img