23.5 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

Licitação da duplicação gera preocupação

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Com atraso no começo da duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Cuiabá, usuários sofrem com transtornos diários

As informações desencontradas em relação ao lançamento do edital de licitação da obra de duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Rosário Oeste, passando por Cuiabá, geram preocupação e indignação. No mês passado, o ministro dos Transportes, Paulo Passos, havia prometido que o processo licitatório dessa duplicação sairia até o final deste mês abril. Agora nova apuração revela que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prepara o lançamento do edital de licitação da duplicação apenas para o início do próximo semestre.
Na verdade, a expectativa pela licitação da duplicação do trecho de 283 quilômetros na BR-364, ligando Rondonópolis e Rosário Oeste, em Mato Grosso, não é de agora. Em 27 de setembro de 2011, em outra ocasião mais recente, o ministro dos Transportes havia garantido que, até o final de novembro daquele ano, seria lançado o edital de licitação, com previsão do começo das obras até abril deste ano de 2012. Para revolta dos mato-grossenses, passado tanto tempo, ainda se discute a data do lançamento do edital da duplicação. Diante disso, percebe-se que a população nem acredita mais nas datas anunciadas.
O trecho a ser licitado está orçado em R$ 1,188 bilhão e integra os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para escoar a produção agrícola da região Centro-Oeste. O valor total das obras é R$ 1,5 bilhão, montante que inclui trecho com 45,4 km na Serra da Caixa Furada, entre Rosário Oeste e Posto Gil, que custará até dezembro deste ano R$ 225 milhões na construção de pontes, viadutos e duplicação em concreto de um pedaço da pista.
Os 330 km do corredor Rondonópolis-Cuiabá-Posto Gil é R$ 300 milhões mais caro que o R$ 1,2 bilhão previsto pelo Dnit para pavimentação de 1.000 km da BR-163 entre Guarantã do Norte (MT) a Santarém (PA), também incluída no PAC. Segundo o Dnit, a diferença alta de valores, apesar da extensão menor, se deve às características técnicas de cada obra. O órgão ligado ao Ministério dos Transportes afirma que a duplicação será importante para amenizar o tráfego diário de 12 mil veículos no trajeto Rondonópolis-Posto Gil, percurso no qual entre 60% e 80% são caminhões e carretas.  (Com o site iG)

- PUBLICIDADE -spot_img

3 COMENTÁRIOS

  1. Esses politicos estão acostumados a ficar enrolando o povo, enquanto vidas estão sendo ceifadas nesta rodovias eles nada fazem, pouco importam a eles porque só andam pelos ares. Cadê os politicos de Mato Grosso? Se preocupam com a população só em época de campanha politica, basta atravessar o estado de Mato Grosso do Sul e percebemos a diferença de rodovia. E maior eXportador de graos é aqui, entao falta comprometimento dos politicos daqui.

  2. Sabendo que esses vicios (propina, paternalismo, apadrinhamento, conchavos, corrupçao, etc e histórico é de praxis dessa noiada politicagem) é normal esses entraves acontecerem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Negociação de dívidas: REFIS tem início na próxima segunda-feira (13)

Começa na próxima segunda-feira, dia 13, e segue até 31 de maio, o Mutirão do Programa de Regularização Fiscal...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img