25.8 C
Rondonópolis
 
 

São José do Povo recebe historiador

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Início dos autógrafos. Da esquerda para direita, prefeito João Batista, prof. Marco Aurélio, profª. Lucimar e  Glória Maria (primeira-dama), ladeando o historiador
Início dos autógrafos. Da esquerda para direita, prefeito João Batista, prof. Marco Aurélio, profª. Lucimar e Glória Maria (primeira-dama), ladeando o historiador

Depois de Guiratinga, Rondonópolis e Poxoréu, foi a vez da vizinha e jovem cidade de São José do Povo receber a visita do historiador rondonopolitano Ailon do Carmo, para o lançamento de sua recente obra “História de Guiratinga”. O referido historiador vem fazendo uma turnê pelas cidades desta região, realizando lançamentos da obra supra mencionada, segundo ele “procurando expandir o horizonte da literatura nesta região”. O evento ocorreu no sábado passado (10), às 20h, no salão nobre da Câmara Municipal. A reportagem do A TRIBUNA, que sempre está atenta aos movimentos culturais da cidade e região, manteve novo contato com ele, para falar de mais este lançamento. Confira, a seguir, uma rápida entrevista com Ailon do Carmo:

R.    Ailon, depois de Guiratinga, Rondonópolis e Poxoréu, como foi o lançamento do seu livro em São José do Povo, uma cidade ainda tão jovem?
A.    Uma grata surpresa! Dando um bom exemplo a muitos administradores políticos desta região, o prefeito João Batista de Oliveira, que é formado em Letras, pelo Campus local da UFMT, teve o maior interesse pelo evento, me prestigiando como escritor e valorizando a cultura em seu município.

R.     Apesar da cidade ser ainda pequena e muito nova, o prefeito de São José do Povo demonstrou algum interesse na elaboração também da história de sua cidade?
A.    Demonstrou, e muito; me assegurou total apoio de sua administração para a realização desse ideal, o que não aconteceu em alguns municípios por mim visitados, de muito maior orçamento financeiro. Acho que São José do Povo está em boas mãos; quem valoriza a cultura, possui, via de regra, ampla visão administrativa. Eu poderia citar aqui vários exemplos, mas me contenho, por questão de ética.

R. Você disse que este lançamento de seu livro era “histórico”;  por que?
A. Pelo fato de ter sido o primeiro escritor (historiador) a lançar um livro na cidade de São José do Povo. Assim, ainda que discretamente, acabei entrando na história da cidade.

R. A propósito, quantos anos tem a cidade de São José do Povo? E qual a sua densidade populacional?
A. A emancipação de São José do Povo ocorreu em 04.07.1989, estando, pois, com 21 anos de existência como cidade. De se ressaltar, contudo, que antes de sua emancipação ela foi distrito de Rondonópolis, e sua história deve ser contada desde a sua fundação como povoado, evidentemente. Outro fato interessante é que o dia 04 de julho, de sua emancipação, é exatamente a data comemorativa da Independência dos Estados Unidos… Sua população gira em torno de 5 mil habitantes.

R.    Pra finalizar, está previsto mais algum lançamento desta obra?
A.     Sim; está previsto para esta semana ainda, no campus local da UFMT, especialmente para os acadêmicos do curso de História. Estou acertando detalhes com a diretoria desse Departamento, para a confirmação do dia e horário. Mais uma vez agradeço o importante apoio do jornal A TRIBUNA, pela divulgação desses lançamentos do meu livro, que considero uma obra de grande significado para a bibliografia de nossa região e até mesmo do nosso Estado.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img