29.5 C
Rondonópolis
 
 

Cultura: Rondonopolitana lança livro de poemas: “Manuscrito escrito”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A autora: Hozana Moreno

O livro “Manuscrito escrito”, da escritora “Hozana Moreno”, foi lançado nesta quinta-feira (12/08) numa sala de vídeo da plataforma Facebook, para atender aos aficionados da leitura e leitores da autora, uma vez que ela é ativa na construção de poemas para atender os amigos em datas comemorativas e festivas.

A obra tem 194 páginas e está disponível apenas na forma digital, em eBook, na Amazon, ao preço de R$ 29,99 para compra. E, em estudos para colocação ao público na forma impressa, em breve.

“A textualidade desse livro leva o leitor a refletir, sentir, pensar e mergulhar no seu mundo interior de como a vida tem seus sentidos e significações. Para a realização pessoal, há um caminho a ser trilhado, para conquistarmos o que realmente almejamos”, falou Edilio Henrique Vilarinho Farias, psicólogo e prefaciador do livro.

Hozana Moreno é natural de Rondonópolis, filha de pioneiros e desde cedo começou a escrever e gostar da leitura. Depois de publicar alguns textos no jornal A Tribuna, desde 2001, principalmente sobre o Padre Lothar e a Igreja Católica, também produziu vários poemas, fazendo o processo natural para o nascimento do livro.

Com a consultoria do escritor Hermélio Silva, tratou de selecionar 157 textos de quase uma resma do seu acervo para o livro.

Na nota da autora, fala que “a mensagem abordada nesta literatura relata uma história verídica, entre o passado e o presente, que não foi consumida pelo tempo. São recordações recheadas de sentimentos em forma de poesia, desde os primórdios da infância até os dias atuais. Os textos literários narrados são experiências e conhecimentos adquiridos na escola da vida, que marcaram minha geração”.

A escritora tem um jeito eclético de transformar a saudade do passado, em presente, valorizando cada fato histórico, cada momento que foi importante e contribuiu com a formação da sua personalidade. Lembra que é de uma época que não existia os recursos tecnológicos da atualidade.

“Descreve tão brevemente e tão bravamente, algo muito interno, que vamos assemelhar a outros escritores, num patamar de Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e ao célebre mato-grossense Manoel de Barros. Essa obra é fascinante, é perfeita”, completa Edilio.

Participaram do lançamento, com boas intervenções: Carmem Nascimento – Assistente Social, Edilio Henrique – Psicólogo, Hermélio Silva – Escritor, Juracy Cavalcante Cardoso – Fiscal sanitarista, Lilian Godoy – Engenheira, Lourival Nascimento – Professor, Lúcia Alves Ferreira Gomes – Contadora e Fiscal sanitarista, Márcia Ferreira Moreno – Professora e artista plástica e, Senio Alves – Professor e artista plástico.

Sobre a obra:

O livro “Manuscrito escrito”, da autora Hozana Moreno, nasce num momento ímpar da humanidade, quando estamos obrigados a nos curvarmos aos cuidados contra a covid-19. Nesse sentido, nada melhor que um bom texto, bons poemas para fazermos uma reflexão sobre a vida, os amigos, os familiares e o mundo em si, desde o nascimento da sua cidade natal Rondonópolis, às margens do rio Vermelho, até com a “…garra e determinação coloca Mato Grosso no topo da nação. Dê-me a mão, venha conhecer o meu chão, o maior produtor de grãos”, como ela mesma diz, num de seus poemas.

“Senti que ela possui uma escrita madura, muitas vezes saudosa, melancólica; em outras – e talvez, na maioria dos textos, percebe-se a rima, mesmo na prosa. São muitos textos que cantam e sonoram emoções, como melodias apaixonadas ou sentimentais, dramáticas ou desesperadoras, extasiadas ou vivazes, e ainda sonhadoras ou esperançosas. Devo advertir que os assuntos das estórias são temáticas palpáveis e que nos tocam intimamente”, disse o escritor Édson Ceretta.

Um poema do livro:

FILHA DE MATO GROSSO

Mato Grosso é um colosso,
Amo cada palmo deste chão,
Sou mato-grossense de alma e coração.
Terra abençoada e honrada,

No amanhecer ouço o sabiá e o galo cantar,
Anunciando um novo dia que acaba de nascer.
A passarada em revoada canta com alegria
No rincão do meu sertão.

Tenho orgulho desta terra,
Sua flora e fauna
É rica e abundante,
Sua beleza é impressionante.

Da janela vejo o ipê amarelo,
A visão é bela,
Não tem como explicar
Somente apreciar.

O progresso é acelerado,
O estado é renomado,
O povo é trabalhador,
Dá um duro danado,

Com força, garra e determinação
Coloca Mato Grosso no topo da nação.
Dê-me a mão, venha conhecer o meu chão,
O maior produtor de grãos,

Maior rebanho bovino,
Maior bioma do planeta,
Aqui o solo é fecundo
Melhor lugar do mundo.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img