22.1 C
Rondonópolis
 
 

Obra de Hermélio Silva: Livro conta a história da Cáritas e do Padre Lothar

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

O escritor Hermélio Silva lança, no próximo dia 1º de julho, o seu 21º livro, este denominado “Cáritas Diocesana de Rondonópolis – Padre Lothar Bauchrowitz”, obra que contém 260 páginas e que no seu lançamento contará com uma missa celebrada pelo Bispo Dom Juventino Kestering, em homenagem ao aniversário de 81 anos do Padre Lothar. A solenidade de lançamento do livro acontecerá a partir das 19 horas, na Paróquia São José Operário, onde também será servido um caldo de feijão aos presentes.

De acordo com o autor da obra, o livro conta um pouco da história da Cáritas Diocesana de Rondonópolis que, segundo ele, é uma “afilhada” do Padre Lothar. “Iniciamos contando um pouquinho do Bispo Dom Vunibaldo Talleur, que fundou a Cáritas em 1942. Com a autorização do papa, em 1962, Dom Vunibaldo deixou oficialmente Chapada dos Guimarães e veio morar em Rondonópolis. Requereu da Santa Sé a transferência da sede da Prelazia para Rondonópolis. O ainda seminarista Lothar, participou de uma palestra com o bispo que era franciscano, alemão e o primeiro Bispo de Rondonópolis, que estava visitando a sua terra natal, era o ano de 1961. O bispo falou da falta de padres e das dificuldades, então o jovem Lothar, que já admirava os trabalhos missionários em outros países, sentiu o chamado de Cristo, e assim que ordenado padre, em 1963, resolve vir para o Brasil”, explicou.

Prefaciado pelo próprio personagem do livro, a obra é elogiada pelo autor, que diz ter escrito com muito carinho. “Desde agosto de 2018 que venho pesquisando e entrevistando as pessoas para o livro. Foram nove meses de gestação. Agora, apresento a todos para apreciação e espero que gostem. Garanto que foi feito com muito carinho”, disse Hermélio Silva.

Entre as informações históricas que o leitor encontrará no livro, está a confirmação de que o Padre Lothar e a Cáritas Diocesana de Rondonópolis ajudaram a construir 3.352 moradias populares na cidade, se tornando uma espécie de realizador do sonho da casa própria para a população.

“Não vamos contar aqui a bela história de vida do Padre Lothar, apenas parte de uma afilhada dele, que foi o instrumento legal para realizar tantas outras obras de caridade ao nosso povo sofrido”, conta o autor.

Ainda segundo ele, a ideia inicial era lançar o livro no aniversário de Rondonópolis, dia 10 de dezembro de 2018, mas como o Padre Lothar estava em viagem à Alemanha e era necessário realizar muitas pesquisas sobre a instituição, foi-se adiando até chegar à data do aniversário do religioso.

SOBRE O AUTOR

O escritor Hermélio Silva nasceu em Rondonópolis, é casado com Sah Silva e já são avós. Formado em Marketing, membro fundador e vice-presidente da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL, cadeira nº 6. Membro do Comitê Nacional de Cerimonial Público (CNCP). Atualmente é secretário de Comunicação Social da Câmara Municipal de Rondonópolis.

 

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img