35.3 C
Rondonópolis
 
 

Festival Mato-grossense Encontro da Dança está de volta

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Festival da danca - teatro municipal- 22-03-17Festival da dança- 22-03-17

O Festival Mato-grossense Encontro da Dança, realizado pela Associação de Profissionais da Dança de Rondonópolis (Aprodaro) de 1999 a 2008, no Ginásio de Esportes Marechal Rondon, em Rondonópolis, retorna ao cenário do Estado através do Conselho Brasileiro da Dança Regional MT, representado por Sarah Jane Venâncio, com apoio da Aprodaro.
O evento, realizado anteriormente em Rondonópolis em suas 10 edições, foi transferido para a capital do Estado e essa decisão, segundo Sarah Jane, se deve a ausência de um teatro no município. “Por 10 anos promovemos o evento em Rondonópolis juntamente com uma campanha denominada ‘TEATRO MUNICIPAL JÁ’, com a esperança de que isso pudesse se tornar realidade. O festival cresceu e precisamos trazer o palco da Adanac Eventos para oferecer uma estrutura adequada e com isso minimizar o problema. Trazer o palco da Adanac representa uma despesa alta e sem editais que favoreçam a realização de eventos como este, a situação fica insustentável. Assim, levar o Festival Matogrossense Encontro da Dança para o Teatro da UFMT, em Cuiabá, é uma decisão sensata, mesmo que o faça com tristeza por tirar de Rondonópolis um dos maiores festivais do estado”, diz Sarah Jane.
O Festival Matogrossense Encontro da Dança, durante seus 10 anos, contou com a presença de 127 grupos de Mato Grosso e alguns de outros estados além de trazer 37 profissionais de referência nacional e internacional, como Ana Carolina Pagano Lima, José Antônio Ramos, Beatriz de Almeida, Caio Nunes, Carlinhos de Jesus, Nenys Nevidomyy, Faísca e Fumaça, Guivalde Almeida, Henrique Bianchini, Jaime Arôxa, Jomar Mesquita, Jô Braska Negrão, Kiko Guarabyra, Lulu Sabongi, Mariza Estrella, Nájua, Neide Garrido, Roseli Rodrigues, Regina Sauer, Shahar Badri, Suzana Braga, Toshie Kobayashi, Tatiana Sanchis, entre outros.
O evento oferecia mostra competitiva e não competitiva, cursos de capacitação e concurso interescolar por onde passou 17 escolas da rede pública e privada de Rondonópolis com destaque para o Grupo Pé de Moleque, da Escola Elizabeth Freitas Magalhães, sob coordenação da saudosa professora Edith Pereira Barbosa.
O 11º Festival Matogrossense Encontro da Dança, será realizado nos dias 23 e 24 de setembro, no Teatro da UFMT em Cuiabá, com Mostra não competitiva nessa edição. O regulamento já esta disponível. Os Cursos serão realizados no espaço do Ópera Ballet, mas ainda não estão disponíveis o nome dos profissionais convidados (Ballet Clássico Intermediário, Pas de Deux e Variação Feminina, Dança Contemporânea nível básico e intermediário, Danças Urbanas nível iniciante e Intermediário). Além da mostra e dos cursos, haverá uma reunião do segmento no dia 22 de setembro (sexta-feira), com horário, local a ser definidos.
Sarah Jane Venâncio, representante do Regional Mato Grosso, junto ao Conselho Brasileiro da Dança, participará nesta semana de um encontro nacional com a presença de representantes de vários estados brasileiros, em Goiânia, organizado pela presidente do CBDD, Gisela Vaz.
Uma das metas será fazer um levantamento de grupos, academias e escolas de dança, companhias, projetos sociais que envolvam o segmento em cada Estado, uma agenda de contatos que possa ser compartilhada, ampliando oportunidades de repasse de informação, divulgação de eventos, fóruns, pesquisas, críticas de artes, e outros.
Outras informações podem ser obtidas na Academia Líder de Artes.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img