29.7 C
Rondonópolis
 
 

Matraca

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

TÚNEL DO TEMPO

O enigma do “Túnel do Tempo” desta semana, como dito, não existe mais. Foi o segundo mais antigo clube social e recreativo de Rondonópolis – o primeiro foi o Rondonópolis Clube, na Avenida Presidente Kennedy. Em pleno coração da cidade, foi fundado na década de 60 por funcionários de bancos, com o nome de Associação Bancária Rondonina (popular e tradicionalmente, A.B.R.), tendo como seu primeiro presidente o bancário do Banco do Brasil, o Agnaldo – pai do empresário e ex-técnico do União, Carlinhos Rufino.

Em 1985, com Rondonópolis passando por um novo ciclo, o seu nome foi alterado, com um grupo de empresários no seu gerenciamento. No auge, chegou a mais de 700 sócios e a sediar os mais concorridos eventos sociais da cidade.

Por muitos anos, foi o principal clube recreativo e desportivo de Rondonópolis, com a grande atração dos finais de semana da cidade, a “Domingueira Dançante” sob a batuta da banda “Marinho e seus Beat Boys”. Sediando também em certo período o principal carnaval da cidade e o Baile Tropical, que foi precursor do Baile do Hawaí, no Caiçara Tênis Clube.

Na área esportiva, revelou talentos e trouxe muitos títulos para a cidade em natação, basquete, futebol de salão, tae kwondo, dança, entre outros.

Com uma área de 5.185 m², detinha espaços como sauna, quadra de esportes, salão de jogos, dança, 3 piscinas, salão de festas e academia. Tudo na área mais cobiçada e cara de Rondonópolis, o popular “centrão”, na Rua Otávio Pitaluga esquina com a Av. Mal. Dutra.

Contudo, após muitos anos operando com dificuldades financeiras, as atividades foram encerradas, por completo, em dezembro de 2016. Após muito imbróglio e disputa, o imóvel foi arrematado em leilão da Justiça do Trabalho, no ano de 2018, sendo demolido na sequência. Restou o terreno vazio, dentro dos seus altos muros.

A história deixa claro que o nosso “personagem” é o famoso Canadá Country Club, que deixa muitas saudades e belas recordações.


 

BOLA CHEIA

Pois é, muitos palpiteiros de carteirinha parecem que não conseguiram desvendar o tradicional e conhecido espaço de Rondonópolis apenas pela foto e pelas dicas dadas pelo Matracoso aqui, tanto que sumiram do mapa nesta semana.

Mas, ainda bem que temos mais assíduos frequentadores da Coluna que souberam reconhecer de cara a imagem da conhecida piscina e as informações preciosas fornecidas.

Vamos começar pelo contador Manoel Ramos Closs, que fez uma viagem no tempo com nosso personagem. Ele que foi um dos empresários que assumiram o tradicional ABR para ser transformado no Canadá Country Club.

“Bom dia, esta foto é do Canadá Country Clube, situado na Rua Otavio Pitaluga, fui diretor social por muito tempo e também ocupei a presidência. O Clube realizou maravilhosos carnavais, memoráveis bailes, lançamos os Jantares Dançantes para Casais, que foram de muito sucesso, realizamos o primeiro Porco no Rolete e mais: realizamos muitas Costeladas 3 Ripas, onde não tinha ingresso para todos que queriam. E depois o grupo de movimento deste Clube se cansou e os que assumiram não tiveram o devido cuidado com ele”, externou, saudoso, o Manoel.

A Palmira, do Parque Universitário, também gastou tempo para nos contar das suas lembranças no local: “O Túnel do Tempo desta semana trata-se do Canadá C. Clube, antiga ABR. A festa da minha formatura foi lá. O aniversário de 15 anos da minha filha também, e as brincadeiras dançantes eram maravilhosas, principalmente com o Grupo Marinho”, atesta.

O advogado Ednaldo Aguiar, conterrâneo dos bons tempos da jovem guarda, confirmou os detalhes do local, como se seguem: “A fotografia desta semana retrata o então Canadá Country Clube, inicialmente a Associação Bancária Rondonina – ABR, na qual havia ´A Brincadeira Dançante´, sob o comando de Marinho e seus Beat Boys, com excelente repertório e animação”, recordou.

A palpiteira de carteirinha Silvia Maria Ferreira, do Jardim Paulista, deixou o seu recado: “Anota aí, a foto desse lugar na Coluna do Matraca desta semana é a ABR, local onde dancei muito nas Domingueiras Dançantes com o Marinho Seus Beat Boys. Eita tempo bom! Saudades dos meus 20 anos”, afirmou. Realmente, bateu saudade até no Matraca agora!

Mas tem aquele que achou mamata o desafio da semana. “Bah Tchê!! Ô Matraca, é sério que você me mandou essa? Mais fácil que tabuada do 1 (um). Já ganhei muitas milhas nessa piscina. É o Canadá Club”, respondeu o Ricardo Mattos.

A Silvia Pereira Martins, moradora do Centro, não teve dúvida também, afirmando ser a antiga ABR na década de 1960 e, depois, conhecido como Canadá Clube.

A nossa fila de acertador aumenta com a participação do André Closs, no bairro Sagrada Família, e outros mais rondonopolitanos…
E fica aqui a pergunta por que o antigo frequentador Fábio Meneghete não deu seu palpite?


 

BOLA MURCHA

E o nosso saudoso Canadá Country Club parece que ainda está vivo na memória de muita gente na Terra de Rondon – nossa amiga historiadora Luci Léa Lopes não gosta dessa denominação.

Quem tiver um tempinho ligue para ela e saiba o porquê! Enfim, o nosso famoso clube do passado não gerou nenhum “Bola Murcha” nesta semana. Ou melhor, os “Bola Murcha” não tiveram coragem de dar as caras por aqui!

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Mudança na profissão: Cofeci quer implantar teste para avaliar novos corretores de imóveis

Abril, 2024 - Com o aquecimento do mercado imobiliário no Brasil, inclusive, com crescimento de 32,6% nas vendas de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img