36 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Vacinação Covid-19: Com vacina bivalente, Rondonópolis traça cronograma

Expectativa da Saúde é abranger um número maior de imunizados com o início da vacinação com a bivalente em fevereiro

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Secretaria de Saúde reforça que todos os postos de saúde da cidade contam com vacinas disponíveis para adolescentes e adultos (Foto – Divulgação)

O Ministério da Saúde divulgou, ontem (31), o cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023. As ações devem começar a partir de 27 de fevereiro, com a vacinação com doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência.

Aumentar as coberturas vacinais, que apresentaram índices alarmantes nos últimos anos, é prioridade apontada pelo Governo Federal.

A vacinação contra a Covid-19 deve ocorrer em etapas e fases que foram organizadas de acordo com os estoques existentes, as novas encomendas realizadas e os compromissos de entregas assumidos pelos fabricantes das vacinas.

Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde também pretende ampliar a imunização contra a Covid-19 com a vacinação bivalente em fevereiro. Isso porque o número de pessoas imunizadas com as doses de reforço em Rondonópolis ainda é baixo. Dados da Secretaria de Saúde mostram que menos da metade da população tomou as doses de reforço.

Entre os idosos com mais de 60 anos, 11.877 deixaram de se imunizar com os reforços, sendo que a primeira dose foi tomada por 25.116. A adesão é parecida entre as pessoas entre 18 e 60 anos.

Nessa faixa etária, 151.485 pessoas tomaram a primeira dose, sendo que destas, 95.621 deixaram de tomar os reforços. Nesse público, há ainda 40 mil pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina.

Entre as crianças a quantidade de imunizados contra a Covid-19 é ainda menor. A estimativa era de vacinar 24.799 crianças entre 5 e 11 anos, porém até ontem, mais de 11 mil ainda não haviam tomado nenhuma dose da vacina.

Entre as crianças de 3 e 5 anos, somente 789 tomaram uma dose da vacina. A segunda dose foi aplicada em apenas 190 crianças. A estimativa era de vacinar 7.114 crianças nesta faixa etária.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

A Secretaria de Saúde reforça que todos os postos de saúde da cidade contam com vacinas disponíveis para adolescentes e adultos. Quem não se imunizou ou deixou de tomar os reforços pode procurar uma unidade de segunda a sexta-feira.A expectativa da Saúde Municipal é abranger um

número maior de imunizados com o início da vacinação com a bivalente em fevereiro. A vacina bivalente protege também contra a ômicron e suas variantes e poderá passar a ser tomada somente uma vez ao ano.

VACINAÇÃO EM ETAPAS

Segundo o Ministério da Saúde, em fevereiro, deverão ser vacinados grupos prioritários, que compreendem pessoas com mais de 60 anos, gestantes e puérperas, pacientes imunocomprometidos, pessoas com deficiência, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP), povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas, e trabalhadores e trabalhadoras da saúde.

Em março, a vacinação com a bivalente deve ser ampliada para toda a população com mais de 12 anos e, na sequência, as crianças com mais de seis meses.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas diminuem no RS, mas frio intenso e elevação do Guaíba preocupam

As chuvas diminuíram no Rio Grande do Sul nas últimas horas, um alívio após as fortes precipitações que voltaram...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img