Os números dos atendimentos feitos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) da Polícia Militar de Mato Grosso, mostram a importância deste trabalho que há vários anos atua junto à crianças e adolescentes na conscientização quanto às drogas.
Foram mais de 266 mil atendimentos no Estado no ano de 2023. Ao todo, 29.557 jovens foram formados pelo programa, que tem como missão a orientação e conscientização de jovens para se afastarem do caminho das drogas e da criminalidade.
O Proerd atua nas escolas públicas e privadas, aliando a conscientização com relação às drogas e a criminalidade à educação, que como se sabe, é uma das melhores formas de atuação, pois é, justamente, no processo educacional que crianças e adolescentes precisam obter as informações e orientações necessárias para que possam compreender a importância de manterem-se longe das drogas e do caminho da criminalidade.
Vale lembrar que o Proerd da PMMT foi instituído em Mato Grosso no ano de 2000 e, desde então, já realizou mais de cinco milhões de atendimentos e formou cerca de 400 mil crianças e adolescentes.
O intuito é trabalhar com a população em defesa dos direitos e garantias individuais, orientando as pessoas a fazerem escolhas seguras e saudáveis.
Pelo Proerd os alunos aprendem maneiras de criar ambientes positivos em suas rotinas em casa, na escola e na comunidade em que vivem.
As aulas abordam os riscos e consequências do uso de drogas, noções de cidadania, técnicas para resistências às pressões do uso de entorpecentes e afastamento da violência, promoção da autoestima, resistência ao Bullying e valorização à vida.
Esse tipo de orientação é muito importante no contexto social atual e iniciativas como essa alinhada à educação só tendem a contribuir para a formação de jovens mais conscientes, que cresçam afastados da droga e do mundo do crime. Porque é especialmente durante o processo educacional que ações assim devem ser realizadas e incentivadas.