32.6 C
Rondonópolis
 
 

EDITORIAL: Os jovens longe das drogas…

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Divulgação/PMMT)

Os números dos atendimentos feitos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) da Polícia Militar de Mato Grosso, mostram a importância deste trabalho que há vários anos atua junto à crianças e adolescentes na conscientização quanto às drogas.

Foram mais de 266 mil atendimentos no Estado no ano de 2023. Ao todo, 29.557 jovens foram formados pelo programa, que tem como missão a orientação e conscientização de jovens para se afastarem do caminho das drogas e da criminalidade.

O Proerd atua nas escolas públicas e privadas, aliando a conscientização com relação às drogas e a criminalidade à educação, que como se sabe, é uma das melhores formas de atuação, pois é, justamente, no processo educacional que crianças e adolescentes precisam obter as informações e orientações necessárias para que possam compreender a importância de manterem-se longe das drogas e do caminho da criminalidade.

Vale lembrar que o Proerd da PMMT foi instituído em Mato Grosso no ano de 2000 e, desde então, já realizou mais de cinco milhões de atendimentos e formou cerca de 400 mil crianças e adolescentes.

O intuito é trabalhar com a população em defesa dos direitos e garantias individuais, orientando as pessoas a fazerem escolhas seguras e saudáveis.

Pelo Proerd os alunos aprendem maneiras de criar ambientes positivos em suas rotinas em casa, na escola e na comunidade em que vivem.

As aulas abordam os riscos e consequências do uso de drogas, noções de cidadania, técnicas para resistências às pressões do uso de entorpecentes e afastamento da violência, promoção da autoestima, resistência ao Bullying e valorização à vida.

Esse tipo de orientação é muito importante no contexto social atual e iniciativas como essa alinhada à educação só tendem a contribuir para a formação de jovens mais conscientes, que cresçam afastados da droga e do mundo do crime. Porque é especialmente durante o processo educacional que ações assim devem ser realizadas e incentivadas.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img