19 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

EDITORIAL: Tadarimana sem fogo…

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A notícia de que a Reserva Indígena Tadarimana está 100% preservada, sem registros de incêndios florestais em julho, agosto, setembro e outubro deste ano, uma época de estiagem em que os focos de incêndio nas áreas florestais ocorrem com mais facilidade, é motivo de comemoração e de compreensão do quanto as ações de prevenção são fundamentais.

Também é importante destacar que o trabalho de prevenção foi desenvolvido por meio de parcerias, com a participação de todas as instituições e órgãos com atuação na área ambiental e, principalmente, com o envolvimento da comunidade indígena.

Primeiro, não se pode deixar de lembrar que a Tadarimana é a maior área de preservação ambiental de Rondonópolis, no bioma Cerrado, e que conta com uma diversidade de fauna e flora que precisa ser preservada.

Segundo, os incêndios na reversa indígena afetam não somente a fauna e flora local, como a própria comunidade indígena e toda a cidade e região. Basta olhar para um passado próximo para recordar os prejuízos causados pelos incêndios florestais na Tadarimana e os efeitos danosos para toda a população.

Esse resultado positivo em manter a reserva indígena livre de queimadas deve motivar daqui para frente a continuidade do trabalho de prevenção atualmente desenvolvido.

A união dos órgãos e entidades precisa ser prioritária nas ações de combate aos incêndios florestais, assim como as medidas adotadas devem contar com o envolvimento da própria comunidade, que é a mais afetada.

O fato das entidades envolveram a comunidade indígena nas ações de prevenção, formando brigadas, levando informação sobre a prevenção, medidas paliativas e combate aos incêndios foi ponto primordial para garantir a preservação da reserva, mantendo-a neste ano livre das famigeradas queimadas.

A expectativa é que os resultados positivos continuem nos próximos anos e que os responsáveis em desenvolver as ações de prevenção mantenham o trabalho que vem sendo feito.

E, que a receita utilizada para manter a Tadarimana livre de incêndios florestais seja levada para outras frentes, como o combate das queimadas urbanas, para que os resultados positivos sejam ampliados.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

No último sábado, o 14º Prêmio Acir de Destaque Empresarial brilhou com a celebração de 134 segmentos empresariais, além...
- Publicidade -

SOULLESS

- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img