19.5 C
Rondonópolis
, 12 junho 2024
 
 

🔊 EDITORIAL: Fechamento de turmas na escola pública

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

Estão mantidas as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental para 2023 nas escolas estaduais que tiveram turmas do 1º ano este ano. Já as turmas de 1º ano não serão reabertas em 2023 (Foto – Arquivo)

As mudanças que estão ocorrendo com o fechamento dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas estaduais ainda são motivos de preocupação.

Mesmo que o Governo do Estado tenha decidido manter, em 2023, as turmas de 2º ano nas escolas em que foram mantidas neste ano as turmas do 1º ano, traga alguma tranquilidade para parte dos pais, já que esses alunos poderão ser mantidos na mesma escola em que já estavam matriculados no ano anterior, há ainda dúvidas quanto a capacidade de estrutura do Município para receber toda a demanda de novos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental.

Além disso, faltam esclarecimentos por parte de Estado e também da Prefeitura de como se darão as mudanças previstas até 2027.

Como a intenção do Governo do Estado é fechar todas as turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais em Rondonópolis até 2027, é preciso que a sociedade seja informada com clareza de como esse processo acontecerá.

Alunos e pais não podem ser prejudicados e é preciso que as escolas municipais tenham vagas suficientes para atender toda a demanda, com estrutura adequada de ensino, desde física até profissional.

No entanto, o que se vê com relação ao fechamento das primeiras turmas na rede estadual é muita desinformação e apreensão por parte de pais e responsáveis. De um lado, o Governo do Estado tem obrigação de informar com antecedência e de forma clara sobre quais turmas e em quais escolas serão fechadas.

De outro, a Prefeitura de Rondonópolis também deve esclarecimentos aos pais. Precisa informar se conta com estrutura adequada para receber esses alunos. E, caso não tenha, tem obrigação de deixar claro e atuar para impedir o fechamento de mais turmas pelo Estado.

Mudanças como essas devem ser feitas de forma planejada e em sintonia. Ou seja, Governo do Estado e Município teriam que elaborar um planejamento juntos, e informar a população de como se procederão as mudanças, quais turmas serão fechadas em cada ano e quais escolas receberão esses alunos.

A população tem o direito de ser informada com transparência e clareza. As decisões não podem simplesmente serem tomadas de última hora como vem ocorrendo.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Avenida dos Estudantes: Comércio cresce e empresários pedem estacionamento nas marginais

A urbanização da Avenida dos Estudantes e seus entornos gerou um crescimento do comércio da região e mais empresários...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img