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Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Editorial: “Difícil tarefa!…”

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(Foto: Arquivo)

 

A tarefa de alavancar o Aeroporto de Rondonópolis não é nada fácil. O desenvolvimento do local tem sido uma luta do A TRIBUNA, junto com a sociedade civil, nos últimos 20 anos, mas temos de reconhecer que muitos obstáculos ainda precisam ser vencidos.

Nos últimos anos, é verdade, que também vencemos muitas barreiras até a viabilização da operação por instrumentos e a atuação de aeronaves a jatos no nosso aeroporto. E, depois de muitos anos, no fim de 2019, a sociedade organizada conseguiu que a iniciativa privada passasse a administrar o espaço.

Um banho de água fria nesse processo foi a pandemia, que paralisou por meses as atividades no Aeroporto de Rondonópolis e fez, conforme noticiado na nossa edição desta sexta-feira, com que o fluxo de embarques e desembarques caísse 56,8% entre janeiro a novembro.

Com certeza, essa situação fez com que a nova concessionária colocasse um pé no freio em termos de novos investimentos em infraestrutura. Ainda assim, apesar dos pesares, cremos que, agora, o poder de cobrança e a agilidade de resposta diante dos problemas no Aeroporto de Rondonópolis possam ser mais efetivos do que na época da gestão do Município. Isso é o que esperamos!

Contudo, um outro obstáculo continua sendo o hábito dos rondonopolitanos em seguirem para o Aeroporto de Cuiabá – o que já não é o caso de cidades como Sinop, no norte do estado, devido a distância, onde praticamente o Aeroporto quase não sentiu neste ano de 2020 os efeitos da pandemia na movimentação de passageiros, com a recuperação nos meses seguintes.

A verdade é que grande parte da população local ainda coloca na ponta do lápis e, mesmo com o trajeto rodoviário a ser feito até Cuiabá, quando da compra de uma passagem aérea para os principais destinos do Brasil, ainda sai mais barato embarcar/desembarcar na capital.

O fator financeiro é determinante na escolha da compra das passagens e, infelizmente, as empresas que atuam em Rondonópolis não competem em preço com as companhias que atuam em Cuiabá. Assim, na verdade, o Aeroporto de Rondonópolis segue na sina de conseguir ser competitivo no transporte aéreo regional.

Nessa realidade, achamos que, mesmo o Aeroporto de Rondonópolis estando sob a administração da iniciativa privada atualmente, valeria que o Grupo de Mulheres em Prol de Rondonópolis, que tanto atuou nessa causa, voltasse a aglutinar apoio para que o transporte aéreo local pudesse, finalmente, decolar!

 

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1 COMENTÁRIO

  1. Excelente ideia! Toda a sociedade civil precisa cobrar melhorias no nosso aeroporto!! Melhorias no terminal e na disponibilização de rotas e horários! Somente assim o terminal se tornará viável!!

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