26.8 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Um alerta

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O incêndio ocorrido na creche da Vila Canaã abre um alerta para toda a sociedade, sobre a situação de prédios públicos e privados, especialmente os que recebem diariamente grande volume de pessoas, como é o caso de escolas e universidades. No caso específico do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jonas Nunes Cavalcante, que pegou fogo na segunda-feira (3), algumas particularidades foram observadas. A creche era muito antiga e já deveria estar em outro local há muito tempo. Como observamos nas placas que estão fixadas na unidade, a última reforma aconteceu em 1994 e, depois, uma ampliação foi feita em 1999. A creche também está às margens do Rio Vermelho, algo que não é indicado para um lugar em que estão crianças tão pequenas. Para se ter uma ideia, após o parquinho, existe somente o alambrado e depois já estamos praticamente no rio.

Além disso, a unidade é pequena e tem a estrutura antiga, já que a creche é, se não nos falha a memória, a primeira de Rondonópolis. Segundo alguns funcionários, os avisos sobre a precariedade da estrutura não são de hoje. O que queremos reforçar aqui é que, infelizmente, no Brasil, o Poder Público espera algo acontecer para somente depois agir. Felizmente, o prejuízo com o incêndio foi apenas material, mas devemos todos por a mão na consciência e refletir que algo grave poderia ter acontecido. Além de funcionários, eram 130 crianças, que estavam na hora da soneca e foram retiradas às pressas.

Neste momento, além de uma vasta vistoria do Corpo de Bombeiros em escolas e creches de Rondonópolis, mesmo sabendo das dificuldades da corporação com efetivo, seria muito importante. Além disso, a própria Secretaria de Educação deve agir e verificar as condições reais de todas, mesmo as que aparentam estar com tudo no lugar. Não dá para brincar!

Além disso, cabe a todos nós, como cidadãos, olhar os locais que visitamos com a mesma atenção que cuidamos de nossas casas. Seja público ou particular, é pré-requisito que a segurança esteja garantida. Quando falta manutenção, planejamento e cuidado… Sobra risco.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo do RS chama bombeiros da reserva e policiais aposentados

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial do estado, uma autorização para que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img