33 C
Rondonópolis
 
 

Utilidade do Casario

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

É bastante relevante a discussão levantada por integrantes do Conselho Municipal de Cultura sobre a utilização de espaços no Casario. Afinal, trata-se de um Bem Cultural tombado, é Patrimônio Histórico de Rondonópolis e precisa ser preservado devidamente. O que se percebe é um grande problema de gestão, começando pelo fato da Prefeitura de Rondonópolis, próximo de completar um ano da eleição realizada, ainda não ter empossado os integrantes do Conselho, escolhidos pela sociedade civil. Isso faz com que eles não possam atuar no âmbito das questões culturais da cidade e, situações como a escolha do empreendimento que vai ocupar uma das casas históricas existentes no local, passem por um rigoroso critério.
Sem querer acusar qualquer um daqueles que lá estão instalados, sabidamente com autorização e com toda documentação regular, o questionamento levantado faz sentido. É possível quebrar paredes, pintar de preto, fazer buracos, instalar mais chaminés ou estacionar veículos em um local tombado? Quais são os critérios adotados para que um empreendimento seja aberto no Casario? É permitido não respeitar as características e particularidades da área? São perguntas sem respostas, simplesmente pelo fato de não existir gerência.
As mudanças no Casario começam desde a gestão passada, quando foi cometido o “crime” de fazer um enorme asfaltamento no seu pátio. Todas as explicações foram dadas: é necessário, os eventos dependem, não tem como dançar… Nenhuma explica, visualmente, o estrago feito. Depois, veio a falta de segurança, o abandono, chegando ao problema da falta de critérios para receber lojistas e demais. Falta de gestão, falta de controle sobre o que acontece na Cultura da cidade, falta total de interesse pelo Patrimônio Cultural da história de Rondonópolis.
Seria interessante que o Ministério Público Estadual cobrasse explicações da Secretaria Municipal de Cultura sobre todas essas situações, já que existem muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas, bem como faz-se necessária uma maior atenção a esse espaço, que deve ser fomentado e cuidado culturalmente…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Acordou”: Caos leva Pátio a despachar na Saúde

Não é de agora que a saúde pública em Rondonópolis não vai nada bem. O que se ouve diariamente,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img