22.7 C
Rondonópolis
 
 

Corrida contra o tempo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Foram vários os casos de crianças que perderam a vida devido a falta de uma vaga em UTI pediátrica. Os leitores do jornal A TRIBUNA bem se lembram, quantas e quantas reportagens foram publicadas sobre os tristes casos, ou ainda as inúmeras cobranças para conseguir leitos deste tipo para Rondonópolis. Depois de muitos anos, finalmente a cidade foi contemplada, houve festa por parte da sociedade e a classe política também aproveitou muito para sair bem na foto. Agora, devido a falta de dinheiro, corremos o risco desses leitos, oito para atender toda a região de Rondonópolis, serem fechados.
É grave a situação da Santa Casa de Rondonópolis, quando se fala em atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme alertado pela direção da unidade. Sem receber recursos do Estado há quatro meses, a unidade contabiliza que R$ 5,3 milhões deixaram de entrar na conta do hospital. Isso, claro, é sentido nos salários do corpo clínico, que deflagrou uma paralisação anteontem (26). A situação é essa: corpo clínico sem receber há quatro meses suspendeu alguns serviços e reduziu outros, UTIs podem fechar em 11 dias se nenhum recurso chegar.
A suspensão de cirurgias marcadas são um grande transtorno e provocam sofrimento para aqueles que estão esperando. A suspensão dos serviços de obstetrícia que são extremamente requisitados sobrecarregam as unidades básicas de saúde. O trabalhador não receber por quatro meses não tem o menor cabimento. Mas, de tudo, o que mais preocupa, é o possível fechamento de leitos de UTI.
A situação é bastante angustiante. Enquanto a Santa Casa diz que não tem recursos para repor os insumos (materiais, medicamentos, etc) das UTIs após esses 11 dias, o Estado nega que deve dinheiro para a unidade. Até o momento, não se vê movimento dos deputados estaduais, não se vê movimento dos deputados federais, não se vê movimento de senadores e nem de ministro. Por onde anda a bancada federal de Mato Grosso? Será que vão esperar, enquanto Santa Casa e Governo não entram em um acordo, que alguém morra por falta de UTI? E o prefeito, vai deixar o rondonopolitano morrer por achar que a briga não é sua?

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img