17.1 C
Rondonópolis
, 12 maio 2024
 
 

Pioneiros valorizados

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Conhecer o passado para entender o presente e construir o futuro. Essa máxima vem sendo repetida há muito tempo e sempre tem se mostrado verdadeira. Respostas da nossa realidade estão na nossa história e, por isso, devemos aproveitar enquanto os personagens dessa história estão vivos.
E buscando enfocar o registro vivo da nossa história, o Jornal A TRIBUNA começou a publicar, em fevereiro deste ano, uma série de entrevistas com pessoas que ajudaram no começo da formação/construção de Rondonópolis, através da série denominada “Pioneiros”, que circula sempre aos domingos. Desde então, temos feito uma viagem ao passado da nossa cidade, conhecendo lembranças, fatos e personagens da nossa origem.
Já são quatro meses publicando a “Série Pioneiros”, entrevistando pessoas que vieram de outras cidades e ajudaram no engrandecimento de Rondonópolis. Nosso objetivo é reconhecer aquelas pessoas que, independente da profissão, vieram para cá num passado distante e sofreram com as agruras da falta de conforto e infraestrutura, ajudando, com seu trabalho e formação das suas famílias, a levantar a cidade progressista e promissora de agora.
Esse material jornalístico se diferencia das demais publicações anteriores na área, justamente por dar voz para pessoas humildes e desconhecidas, mas que também atuaram e tiveram papel preponderante na história rondonopolitana. Nem por isso estamos deixando de ouvir e valorizar aqueles pioneiros mais conhecidos e que já receberam a devida atenção de historiadores e da sociedade organizada.
Trata-se de mais publicação que busca enaltecer quem fez e faz por Rondonópolis. Nesse contexto, temos a grata satisfação de saber que a Série Pioneiros vem sendo colecionada, digitalizada e sendo imortalizada no Núcleo de Documentação Histórica “Otávio Canavarros”, do Departamento de História da UFMT/Campus de Rondonópolis. Por tanto, esse material servirá como fonte de pesquisa para futuras gerações.
Além disso, sentimo-nos honrados com o reconhecimento do historiador e professor Ivanildo José Ferreira, da UFMT de Rondonópolis, que enfatiza a importância dessa série de entrevistas para a memória local. Isso nos motiva a continuar melhorando nosso conteúdo e prestando esse serviço em defesa da sociedade rondonopolitana, oportunizando, inclusive, a memória da nossa gente mais simples.
Assim como as campanhas aqui abraçadas, a “Série Pioneiros” é a prova concreta de um jornal que ama e valoriza essa terra!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Negociação de dívidas: REFIS tem início na próxima segunda-feira (13)

Começa na próxima segunda-feira, dia 13, e segue até 31 de maio, o Mutirão do Programa de Regularização Fiscal...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img