26.1 C
Rondonópolis
 
 

Papel de Polícia

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Após sete anos desativada, o retorno da Patrulha de Atendimento à Vítima (PAV) no Município de Rondonópolis é comemorado, especialmente pelas entidades que estão na luta diária em defesa da mulher vítima de violência, do idoso, da criança, da pessoa com necessidade especial e de tantos outros que se encaixam em grupos de vulnerabilidade. A Patrulha volta formada por policiais militares, civis, assistente social e psicólogo. Trata-se de um atendimento com um grande diferencial para as vítimas de violência: elas recebem um retorno mais humanizado do Estado. O Estado vem até a pessoa e oferece a assistência que ela necessita.
De certa forma, após ser vítima de uma violência, o mínimo que uma pessoa espera é receber amparo dos profissionais que o atendem. Se esse amparo vai além de um atendimento digno, chegando até a um cuidado pós-crime, como é o caso da Patrulha, podemos ter a certeza de que essa política de segurança pública vale a pena.
O procedimento legal é de tão somente colher provas e depoimentos referente ao ato criminoso. Mas, e depois? Sabemos, por exemplo, que muitos homens retornam para agredir mulheres, as perseguem… Se a Patrulha tem conhecimento disso, pode interferir na situação de alguma forma. A polícia pode oferecer uma segunda reposta, após aquele atendimento inicial que foi feito, e desestimular ações criminosas, evitar a reincidência.
“Muitos problemas não dizem respeito exclusivo às questões policiais, são também questões sociais. A cooperação ultrapassa o sistema policial e exige a participação de outros atores”, foi uma das explicações da polícia para a reativação da Patrulha na cidade. E é uma explicação cheia de verdades. Não adianta nada termos delegacias especializadas, carros, armamentos pesados e milhares de policiais nas ruas, se não olharmos também para as vítimas da criminalidade. Prender bandido é bom, prender bandido e estar próximo da população, melhor ainda.
Em uma única semana, as forças de segurança na cidade deram duas grandes demonstrações de que a polícia pode ir muito além, a reativação da Patrulha e a mega operação social, que atendeu pessoas em situação de rua. Polícia humana é polícia em que a população confia e admira ainda mais.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img