36.2 C
Rondonópolis
 
 

Uma conquista

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Não só de problemas, filas, carências e ausências de serviços vive a nossa saúde pública. O Jornal A TRIBUNA noticiou ontem uma boa notícia para quem depende de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e exames avançados na área de cardiologia em Rondonópolis. Finalmente, a população da cidade e região passou a contar com serviços de alta complexidade em cardiologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Santa Casa.
Essa foi uma luta de muitos anos e, felizmente, agora estamos vendo o seu resultado. Nesse tempo todo de história de Rondonópolis, somente Deus pode dizer quantas pessoas morreram no município e região na espera de vagas em Cuiabá por esses procedimentos cirúrgicos de alta complexidade em cardiologia. Isso porque o tempo de espera de pacientes locais demorava até mais de seis meses, tempo que significava a diferença entre a vida e a morte.
Realmente é mais uma conquista para Rondonópolis em termos de saúde pública, que vem trazer dignidade para sua gente, abreviando o sofrimento de pacientes que possuem cardiopatias. Da mesma forma, podemos citar outras conquistas importantes na área da saúde local, a exemplo da recente implantação da UTI Pediátrica.
Apesar do alívio, a sociedade organizada precisa se voltar para outras necessidades no setor de saúde pública. Uma dessas necessidades urgentes, assim como da cardiologia, é a habilitação/credenciamento do Hospital Regional de Rondonópolis em serviços de alta complexidade em neurocirurgia e traumato-ortopedia, outra luta que vem sendo travada em âmbito local.
Nesse contexto, o tempo de espera de pacientes por cirurgias neurológicas, como de aneurisma e de coluna, continua sendo motivo de agonia na cidade. Em 2015, a Justiça determinou que o Estado e o Município concretizassem, junto ao Ministério da Saúde, o credenciamento e habilitação da alta complexidade em traumatologia e ortopedia no H.R., mas a medida não teve resultados práticos.
De qualquer forma, o começo dos serviços de alta complexidade em cardiologia na Santa Casa é uma esperança e um estímulo para que continuemos a lutar por mais conquistas e avanços na área da saúde em Rondonópolis. Chega de centralizar grande parte dos serviços de saúde pública mais complexos na capital, gerando tantos transtornos à sociedade!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img