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Com a inclusão digital no Brasil e a expansão do uso da internet, motivado em sua maior parte pelas redes sociais, houve uma explosão no número de pessoas com acesso a todo tipo de conteúdo. Por outro lado, o número de informações falsas divulgadas conseguiu ganhar abrangência nunca vista antes.
Podemos citar um dos casos de maior repercussão nos últimos tempos, o assassinato por meio de espancamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, em Santos (SP). Ela teve a sua foto divulgada junto a um boato em redes sociais, de que a mesma utilizaria crianças em rituais de magia negra. Fabiane foi amarrada, espancada, arrastada pelas ruas, tudo registrado por celulares e também divulgado em redes sociais.
Um boato que circulou ontem, por exemplo, é que o Governo Federal vai cobrar uma taxa anual de quase R$ 300,00 para manter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de todos os brasileiros. Se você acessou a internet ontem, já deve ter visto a notícia falsa sendo compartilhada discriminadamente, o que provocou até uma Nota de desmentido do Ministério das Cidades. Não é por menos que, recentemente, o fundador do Facebook, rede social mais utilizada no Brasil junto ao aplicativo para celular WhatsApp, Mark Zuckerberg, anunciou planos para combater a circulação de notícias falsas que não param.
Tantas mentiras começam a surtir um novo efeito após o boom das redes sociais. Uma pesquisa do Ibope apontou recentemente que 60% dos brasileiros dizem confiar nos jornais, e que essa confiança cresceu nos últimos dois anos. A confiança na credibilidade das informações cresceu no jornalismo e caiu nas redes sociais. As plataformas digitais dos jornais crescem, e a confiança da população na informação jornalística passa por um momento de revitalização.
O papel do jornalismo é, além de levar até o conhecimento da sociedade aquilo que está oculto, ser os olhos do cidadão, contar histórias, sejam boas ou ruins, divulgar e informar, é ser um filtro do que é verdadeiro e do que é falso. Para isso existem os jornalistas, para apurar e levar a informação verídica para a sociedade. Neste contexto, o Jornal A TRIBUNA se orgulha de, em seus 46 anos de existência, manter o seu compromisso com Rondonópolis e toda região, sempre pautado pelo respeito às pessoas e a informação.
A credibilidade conquistada ao longo de nossa história não foi por acaso e é, por isso, que diariamente trabalhamos para manter a qualidade e corresponder à confiança depositada por nossos leitores, parceiros, clientes e amigos.

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