22 C
Rondonópolis
 
 

Mostrar a foto no jornal resolve o problema?

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Sempre quando são publicadas nos jornais histórias de crimes que envolvem adolescentes, é comum comentários quanto ao fato das imagens desses infratores não serem divulgadas. Sobra também para a imprensa, que não tem “coragem” para mostrar o criminoso. O fato é que, todo mundo sabe, é crime a divulgação de nome e imagens de crianças ou adolescentes a quem se atribua ato infracional por qualquer meio de comunicação. O jornalista ou veículo divulgador podem ser punidos com multa de três a 20 salários, além da apreensão da publicação em que tenha sido divulgada a imagem. Portanto, não se trata de falta de coragem, mas de respeito à lei.
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal aprovou uma proposta que autoriza a divulgação de imagens, fotografias e informação de maiores de 14 anos e que tenham cometido crimes com penas privativas de liberdade igual ou superior a dois anos (PL 7553/14), em caso de crimes graves. A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A grande pergunta é: o que muda ver ou não o rosto de um menor que cometeu uma infração? Por acaso, se você souber quem é o infrator, vai sair caçando pelas ruas para fazer justiça? Se quiser se tornar um criminoso…
A divulgação de imagem tem as suas vantagens, uma vez que outras vítimas podem fazer o reconhecimento do criminoso e ajudar o trabalho de investigação da polícia. Mais do que a discussão sobre mostrar ou não, devemos olhar também para o fato de que, mais uma vez, os nossos legisladores buscam as saídas mais fáceis para os problemas. Será que ver o rosto de um adolescente é mais importante que promover mudanças nas leis que realmente protegem os infratores?
As reclamações da população quanto a este ser o País da impunidade e das leis brandas, nunca são escutadas. Não se promove uma discussão sobre mudanças, porque espera-se que a população se sinta feliz apenas em ver o rosto de um infrator. Errados eles, e errados nós que aceitamos.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img