18 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Que não seja só para arrecadar

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

De sexta-feira (8) até anteontem (12), cerca de 3 mil condutores foram multados em média por dia, em um total de aproximadamente 15 mil em 5 dias, por rodarem com os faróis baixos apagados durante o dia em rodovias federais no país, segundo dados preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgados anteontem.
O número ainda pode subir, já que algumas infrações ainda devem ser lançadas no sistema. Desde a última sexta, como todos nós sabemos, é obrigatório andar com os faróis acesos, mesmo durante o dia, em estradas. O descumprimento é considerado infração média, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13, que passará para R$ 130,16 em novembro, quando haverá reajuste no valor de todas as infrações.
Ninguém pode reclamar que não estava sabendo, as informações estão sendo disseminadas em todos os meios de comunicação. Ninguém pode reclamar de não ter tempo para se adaptar, após a publicação da Lei, os motoristas tiveram um prazo de 45 dias até que ela entrasse em vigor.
Em tão poucos dias, ainda não se sabe qual será o efeito da medida. Obviamente, somente a longo prazo que os dados vão provar se o farol ajudou ou não a diminuir índices de acidentes. O que já se sabe é que, apesar de ser um projeto do Legislativo, o Executivo está se beneficiando muito, com uma boa arrecadação, já que até todo mundo se acostumar mesmo, muitas multas ainda devem ser aplicadas.
As críticas quanto a nova lei são muitas, mas apesar delas, os números provam que ela é benéfica. Pesquisas apontam que tanto na Europa quanto na América do Norte, onde a lei do farol baixo já existe há muito tempo, houve uma redução de 25% nos acidentes com morte. Principalmente nos que envolvem colisões frontais, pedestres e ciclistas. Nos Estados Unidos, as leis são estaduais, em alguns Estados obrigatórias e em outros facultativas. Porém, os atropelamentos tiveram queda de 12%, desde que a recomendação do uso diurno de faróis foi adotada.
A torcida é para que, assim como em outros países, a lei também tenha efeitos positivos no Brasil, e, não seja só mais uma forma de arrecadação. É claro, é uma novidade, o hábito é difícil de ser mudado, e, às vezes, será comum alguém esquecer. Mas tente, ao entrar em seu veículo para pegar a estrada, ter a convicção de que você tem, pelo menos, três obrigações: acender o farol, usar cinto de segurança e dirigir com responsabilidade. Boa viagem!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Antigo Seriema: Observatório Social aciona o MP

O Observatório Social de Rondonópolis (OSR) acionou o Ministério Público Estadual (MPE) para cobrar respostas da prefeitura sobre a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img