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Sabemos da importância do trecho da BR-163/364 entre Rondonópolis e Cuiabá, o mais movimentado segmento rodoviário em Mato Grosso. Lamentavelmente, os usuários desse trecho viveram na pele, conforme amplamente noticiado por este jornal, os efeitos das péssimas condições de trafegabilidade, com muitos buracos e defeitos na pista, entre o fim de 2015 e o começo deste ano.
Até aí podia ser “normal” em se tratando de Brasil, se não fosse o fato desse trecho rodoviário estar pedagiado, sob a concessão da iniciativa privada. Em resumo, os usuários pagavam por um serviço e, na prática, usufruíam de uma estrada em estado de calamidade, gerando naturalmente muitos descontentamentos. No entanto, apesar de todos os protestos populares, até então, restava a obrigação de continuar pagando o pedágio no trecho.
Não podemos ignorar que a concessionária começou a pôr em prática um plano de ataque, ou um plano de recuperação emergencial, no último dia 15 de fevereiro, com execução de trabalhos de “tapa-buracos” e reparos de restauração do pavimento. Contudo, ainda assim, a estrada nesse trecho continuou muito aquém do que uma rodovia pedagiada precisa disponibilizar ao usuário.
É por tudo isso que a sociedade e os usuários da rodovia vêem com bons olhos a decisão da Justiça Federal que mandou suspender a cobrança de pedágio por parte da concessionária Rota do Oeste na praça localizada em Rondonópolis, conforme noticiado ontem pelo Jornal A TRIBUNA. A suspensão da cobrança de pedágio, até a melhoria das condições da rodovia, sempre foi o desejo popular, mas que, até então, não era atendido.
Os usuários não apenas merecem, mas têm o direito de trafegar em uma rodovia pedagiada em perfeitas condições de trafegabilidade, com a devida segurança e conforto. Assim, essa decisão, ainda que em caráter liminar, vem fazer justiça para com os usuários da rodovia, que esperam somente pagar o pedágio quando esse trecho da BR-163/364 estiver em condições que se esperam para uma rodovia concessionada.
Enfim, presenciamos algo em relação a esse trecho rodoviário que vem ao encontro da sociedade mato-grossense. Ademais, resta-nos agora cobrar que o Governo Federal acelere a construção e liberação da duplicação dos segmentos restantes entre Rondonópolis e Cuiabá. Afinal, a meta popular continua sendo poder trafegar em uma rodovia totalmente duplicada nesse trecho rodoviário…

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