25.8 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Todo cuidado é pouco

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Apesar de ser uma prática antiga, vale o alerta de que o chamado golpe do falso sequestro continua acontecendo em Rondonópolis e vem apresentando um expressivo crescimento neste começo de ano. Contudo, qualquer período do ano é tempo para essas pessoas se valerem desse tipo de prática criminosa.
Conforme noticiado pelo Jornal A TRIBUNA, os relatos da tentativa de estelionato são muitos e, normalmente, os números de telefone utilizados para a prática constam como número privado, não identificado. Geralmente, as pessoas recebem um telefonema indicando que um filho ou parente foi sequestrado e, para isso, se valem de uma grande capacidade teatral e de convencimento, daí a necessidade de cuidado.
Estamos reforçando esse assunto neste espaço como meio de alerta aos rondonopolitanos, para que fiquem atentos e sempre duvidem quando do recebimento desse tipo de ligação, alegando que algum parente foi sequestrado e pedindo o depósito de quantias em dinheiro. Em algumas situações, também criam histórias pedindo recarga para celulares pré-pagos. Aliás, esses bandidos usam táticas que conseguem abalar e pressionar o cidadão, fazendo com que a pessoa realmente acredite que o sequestro está acontecendo.
Assim como orienta a polícia, nesses casos, antes de tudo, é preciso manter a calma, racionar e buscar informações junto aos parentes. Por mais que haja pressão para manter o cidadão na linha, deve-se ter ciência da grande possibilidade de ser um golpe. Por isso, não custa reforçar sempre sobre a necessidade de cautela e frieza nesses tipos de contatos telefônicos, por mais que envolvam pessoas que amamos.
Afinal, esses bandidos, geralmente oriundos de facções criminosas e presídios, vão fazer o máximo para parecer que tudo é real e, muitas vezes, aproveitando dicas repassadas pelos próprios cidadãos na hora do desespero. A ação dos golpistas inclui gritos no fundo do telefonema e fornecimento de detalhes da pessoa supostamente sequestrada para assustar e convencer o interlocutor a pagar rapidamente.
Fica a dica para todos quando de ligações telefônicas anunciando crimes, principalmente em uma época de tanta violência e criminalidade como atualmente, quando o psicológico das pessoas fica ainda mais abalado. Além do acesso à informação, é preciso que todos se preparem para lidar com esse tipo de situação, que pode atingir qualquer um, não cedendo às pressões e principalmente buscando confrontar as informações junto aos parentes ou pessoa supostamente sequestrada.
É como diz o velho ditado popular: o seguro morreu de velho!

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ajuda de Roo: Comboio com doações chega ao RS após 4 dias de viagem

O comboio com 16 carretas bitrens, escoltado pelas equipes da Força Tática da Polícia Militar, chegou por volta das...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img