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Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Lutar pela MT-040

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Infelizmente, o sonho de concretização da MT-040, rodovia parque que ligará Rondonópolis a Cuiabá através do Pantanal, vem sendo protelado a cada ano que passa. Faltando, praticamente, três meses para acabar 2015, o Jornal A TRIBUNA mostrou, em reportagem neste sábado, que ainda não será este ano que o projeto será realidade.
Na verdade, há muitas incertezas de quando realmente essa estrada alternativa terá sua pavimentação concluída, servindo como opção de tráfego entre as duas maiores economias do Estado (Cuiabá e Rondonópolis), sem a preocupação de disputa de espaço entre veículos de passeio e caminhões pesados, que frequentemente causam acidentes.
Há quem diga que a conclusão da rodovia MT-040 também sofra uma maior resistência, a partir de agora, mediante os interesses vigentes com o começo da cobrança de pedágio na BR-163/364 entre Rondonópolis e Cuiabá. Assim, com a conclusão da rodovia alternativa, a concessionária corre o risco de ter um importante desfalque financeiro.
Até agora foram anos de batalhas em prol da consolidação da MT-040, a popular “Estrada Verde”. Conforme já mostrado pelo A TRIBUNA, são 77 quilômetros pendentes de pavimentação, os quais não teriam um custo tão elevado, fora do alcance das condições do Estado, mas todos os anos esbarram em problemas diversos. Todo esse trecho já chegou a ser licitado há anos, mas impedimentos sempre são alegados.
O que fica claro é que será imprescindível empenho político para deslanchar e concluir o projeto da MT-040. Caso isso não aconteça, reforçamos que esse importante projeto corre o risco de não sair nem 2016, ou sabe lá quando, apesar de existir o compromisso do governador Pedro Taques, em audiência com representantes da sociedade, quando garantiu que concluirá a obra. A nossa classe política precisa entender que a conclusão dessa rodovia alternativa é um projeto estratégico para um estado que quer crescer e ter uma logística eficiente.
Ademais, esperamos que o Comitê Pró-Rodovias, formado por integrantes da sociedade civil, possa retomar novamente a defesa dessa causa. Os avanços alcançados até aqui têm muito a ver com a pressão social feita, daí a importância da sociedade local voltar a cobrar e defender esse projeto.
A rodovia MT-040 não pode ser esquecida!

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